TSE não tem controle no prazo de filiação partidária

São os partidos e os filiados que respondem pela responsabilidade  sobre os dados informados à Justiça eleitoral
A Justiça Eleitoral não controla a obediência ao prazo para filiação partidária, que encerrou na última sexta-feira e é determinado pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A legislação eleitoral obriga que os candidatos nas Eleições 2012 precisam estar filiados aos partidos políticos um ano antes da disputa. O Calendário Eleitoral do pleito no ano que vem indica que este processo se encerrou no dia 7 de outubro (exatamente a um ano da eleição).
O detalhe é que os partidos podem inserir os dados até a próxima sexta-feira (14).
Só que nem os tribunais e nem o Ministério Público eleitorais fiscalizam se de fato os partidos políticos encerraram as filiações na última sexta ou se continuarão negociando novos filiados ao longo desta semana.
Não há qualquer iniciativa dos TREs em fiscalizar se os partidos continuam filiando pessoas ao longo desta semana e colocando a data da semana passada, informou a assessoria de comunicação do TSE. O tribunal explicou que os partidos são órgãos privados de caráter público. E, por isso, “existe uma presunção de veracidade” nas informações que eles prestam.
Ainda segundo a assessoria do TSE, não há, no entanto, restrições para que os dados não sejam contestados ou fiscalizados pelo Ministério Público.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) entende que o processo de desfiliação e filiação a partidos um ano antes do pleito não é mediado pela Justiça Eleitoral. Destacou que cabe a cada candidato demonstrar por meio de documentos que obedeceu aos prazos do Calendário Eleitoral.
Mudança do domicílio eleitoral
O prazo para troca de domicílio eleitoral dos candidatos nas Eleições 2012 também encerrou na sexta-feira. A regra está prevista no artigo 9º da Lei das Eleições. O domicílio eleitoral é o local onde o eleitor deve votar em cada eleição.


Só pode disputar uma vaga de vereador e de prefeito, aquele que vota no município pelo qual pretende concorrer à vaga.  Nesse caso, as informações não se processam dentro dos partidos políticos e sim nos Cartórios Eleitorais.
Todo o procedimento deve ser criteriosamente seguido pelos candidatos que precisam se resguardar com documentos para evitar a dupla filiação e que o protocolo ocorra fora do prazo determinado pela Justiça Eleitoral.
Para se comprovar que aquele de fato é o domicílio eleitoral, a Justiça considera três situações principais: vínculo afetivo (quando o eleitor nasce na cidade); e/ou patrimonial (tem imóvel no município) e/ou laboral (quando ele não mora, mas trabalha na cidade).

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: TSE não tem controle no prazo de filiação partidária
TSE não tem controle no prazo de filiação partidária
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbLUSMUNf9a18fpA_vuc17wHzeT1-c4RR-GA8QADFDIGpDvlj1h_rYRCG7VrX9tohQreTsize_so_TTcB9oZtUoVL7_mv9Q8wf6Bc2E9bjw3wX7IjWzLsh-CTfe5SxHEpTTKMsemDCTgQ/s200/images.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbLUSMUNf9a18fpA_vuc17wHzeT1-c4RR-GA8QADFDIGpDvlj1h_rYRCG7VrX9tohQreTsize_so_TTcB9oZtUoVL7_mv9Q8wf6Bc2E9bjw3wX7IjWzLsh-CTfe5SxHEpTTKMsemDCTgQ/s72-c/images.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/10/tse-nao-tem-controle-no-prazo-de.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/10/tse-nao-tem-controle-no-prazo-de.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar