Piauí poderá ter mais seis municípios


Um deles seria o de Nova Santa Rosa, desmembrado de Uruçuí.
Tramita na Câmara o Projeto de Lei Complementar (PLP) 604/10 que define critérios para a criação de municípios. O projeto estabelece, por exemplo, que ficará cargo da Assembleia Legislativa o desmembramento para a criação de novos municípios. A criação também dependerá de estudo de viabilidade e da aprovação em plebiscito, requisitos já previstos na Constituição. No Piauí, pelas regras previstas, pelo menos mais seis municípios poderão ser criados.
A proposta em andamento proíbe a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de município quando implicar inviabilidade econômico-financeira de qualquer município envolvido. Atualmente, a criação de municípios está suspensa até que seja aprovada uma lei complementar federal sobre o assunto. A Constituição autoriza a criação por meio de lei estadual, mas apenas em período a ser determinado por lei complementar federal.
De acordo com Adauto Soares, consultor legislativo da Assembleia, um projeto de criação para um desses seis municípios já está em andamento. É referente ao povoado de Nova Santa Rosa que faz parte do município de Uruçuí, localizado na região sul do Piauí. Distante a 198 quilômetros da sede da cidade, o povoado, segundo o consultor, já teria as condições de ganhar autonomia.
"Lá se tem uma boa estrutura de funcionamento para uma cidade por conta da instalação de algumas comunidades de produtores oriundos do Rio Grande do Sul", pontuou. Adauto Soares completou ainda que todos os projetos de Lei que estavam tramitando na Assembleia tratando sobre novos municípios foram arquivados no final da legislatura passada.
A totalização dos processos chegava a 50. Alguns dos processos arquivados foram das localidades Brejo da Onça, em São Miguel do Tapuio, Bom Gosto, em Altos, Camurupim, em Luiz Correia, Curral de Pedras, em Pimenteiras, Conceição do Amarante, em Amarante, David Caldas, em União, Desígnio, em Miguel Alves, Pedras, em São Pedro do Piauí, Serrinha, em São Francisco do Piauí, e Várzea Queimada, em Massapê do Piauí.
O requerimento para criação de município precisa ter assinatura de 10% dos eleitores residentes na área a ser emancipada e ser encaminhado à Assembléia Legislativa estadual. Caberá ao legislativo providenciar o estudo de viabilidade do município a ser criado. O município precisa apresentar receita fiscal, receitas provenientes de transferências federais e estaduais, estimativas das despesas com pessoal, custeio e investimento.
Aprovado o estudo e comprovada a viabilidade, a Assembléia Legislativa autorizará a realização de plebiscito, ou seja, a consulta à população do município pré-existente, incluindo a área a ser emancipada. Se o plebiscito aprovar a criação, o legislativo votará a respectiva lei estadual de criação do município.
Com informações: Portalodia

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Piauí poderá ter mais seis municípios
Piauí poderá ter mais seis municípios
http://img2.blogblog.com/img/video_object.png
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/10/piaui-podera-ter-mais-seis-municipios.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/10/piaui-podera-ter-mais-seis-municipios.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar