Neto Nunes anuncia reunião para rebater ação do Governo do Piauí

O Coordenador da Comissão Especial de Limites Interestaduais da Assembleia Legislativa, deputado Neto Nunes (PMDB), informou, na sessão plenária desta quarta-feira (05/10), que se reunirá com o procurador-geral do Estado, Fernando Oliveira, para colaborar, em nome da Casa, com a formulação da defesa à ação civil ordinária impetrada pelo Governo do Piauí, com o intuito de agregar perímetros cearenses ao seu território.
Dep. Neto Nunes (PMDB), coordenador da comissão especial.
Segundo o peemedebista, os piauienses reivindicam cerca de 3.000 m² de áreas hoje pertencentes ao Ceará, mas consideradas em zona de litígio. A região mais afetada é a Serra da Ibiapaba. Nunes disse que o processo começou a tramitar em agosto no Supremo Tribunal Federal (STF) e, até então, era pacífico o diálogo entre as duas Unidades da Federação (UFs) para definir os limites interestaduais.
Por conta do consenso em tratar o assunto de forma não judicial, o parlamentar se disse surpreso com a postura do Executivo piauiense. “Querem pegar esse pedaço de terra sem respeitar os costumes e a cultura das pessoas”, lamentou.
Conforme Neto Nunes, como trata-se de agregação de área, seria necessária a realização de plebiscito. Assim, a população decidiria se prefere pertencer ao Ceará ou ao Piauí. “Não podemos calar diante disso. É preciso que revejamos isso, que nos unamos e ouçamos o povo”, sublinhou.
Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) lembrou que os serviços públicos da área em questão são mantidos pelo Ceará. Ele classificou a ação civil como “pretensiosa”. “Entendemos que o Piauí tem que lutar. Mas não é dessa maneira”, acrescentou Moésio Loiola (PSDB).
O líder do Governo na AL, deputado Antonio Carlos (PT), ressaltou a importância de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pronunciar-se sobre o impasse. “O que a gente quer é uma resolutividade pacífica”, considerou.
O líder do bloco PT-PSB, deputado Welington Landim (PSB), alertou que problemas de definição de limites entre municípios não podem ser esquecidos. “E acho que estamos lentos. As pessoas estão impacientes. Precisamos chegar a um denominador comum”, ponderou. “Em Pedras e Ancuri, tudo o que tem, institucionalmente, pertence à Prefeitura de Fortaleza. Por um deslize legal, postamos à Pacatuba de ontem e Itaitinga de hoje”, exemplificou o deputado Fernando Hugo (PSDB). BC/CG
Com informações: Agencia AL

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Neto Nunes anuncia reunião para rebater ação do Governo do Piauí
Neto Nunes anuncia reunião para rebater ação do Governo do Piauí
http://1.bp.blogspot.com/-merpsGUz7vk/Toyj6NnDoPI/AAAAAAAAAh8/IaWaCONyUPg/s320/neto+nunes.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-merpsGUz7vk/Toyj6NnDoPI/AAAAAAAAAh8/IaWaCONyUPg/s72-c/neto+nunes.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/10/neto-nunes-anuncia-reuniao-para-rebater.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/10/neto-nunes-anuncia-reuniao-para-rebater.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar