Canal para desviar recursos?


A falta de transparência por parte do governo, aliado a um processo de concorrência e contratação muito simplificado, possibilita desvios e abre brechas para a burla da fiscalização sobre essas entidades

Para Gil Castelo Branco, Coordenador
Da ONG Contas Abertas, o processo
está todo contaminad
Governo após governo, as ONGs têm sido protagonistas de escândalos de corrupção em todo o país, sendo utilizadas como canais para desviar recursos públicos para o bolso de gestores, partidos políticos ou grupos empresariais. O que faz, então, essas instituições tão atrativas para que gestores públicos as usem com esse fim?
Para Gil Castello Branco, secretário geral da Associação Contas Abertas, entidade que busca promover a transparência de órgãos públicos, a facilidade de se criar uma ONG, a isenção de impostos, e a ausência de mecanismos para a sociedade monitorar o funcionamento dessas organizações, estão entre as principais causas.
“Falta transparência por parte do governo”, ele diz. “O processo de concorrência e contratação é muito simplificado, o que possibilita dar direcionamento à ONG do gestor. Em segundo lugar, o trabalho dela não é acompanhado diretamente. O governo não tem sequer estrutura para fiscalizar o funcionamento dessas entidades”.
Segundo Castello Branco, o fato de a prestação de contas das ONGs não ser sequer analisada pelos governos faz com que todo o processo seja contaminado. “O governo perdeu o controle sobre as ONGs”, diz Castello Branco.
Outro problema, diz o historiador Eleilson Leite, coordenador da ONG Ação Educativa, é que muitas ONGs já nascem com a finalidade de ser uma prestadora de serviços, para evitar o pagamento de uma carga tributária mais elevada. Eleilson foi diretor regional da Associação Brasileira de Organizações não Governamentais (Abong) de São Paulo de 2003 a 2008.
“Há essa distorção. Criou-se um mercado de ONGs. Então muita gente deixa de criar uma empresa de prestação de serviço para criar uma ONG. Na verdade, são prestadoras de serviços disfarçadas de ONGs”, diz. O que não é ilegal, ele faz questão de destacar, mas se trata obviamente de um desvio de finalidade.
 SAIBA MAIS
Primeiro Setor - Considera-se como primeiro setor o ente público. Como Justiça, governos, Estados e órgãos públicos. Este setor é regido pela supremacia do interesse público sobre o interesse privado; do interesse geral sobre o interesse individual. Na teoria, todos estão submetidos igualmente ao primeiro setor.

Segundo Setor - O Segundo setor representa o Mercado. São as instituições privadas com fins lucrativos, como indústrias, comércio e empresas de prestação de serviços. O segundo setor é pautado pela livre iniciativa e embora vise o lucro, diversas instituições desta categoria têm feito parcerias com o terceiro setor.

Terceiro Setor - São as entidades da sociedade civil com finalidade pública, sem fins lucrativos. O terceiro setor compreende as iniciativas privadas de utilidade pública. Nesta categoria estão as ONGs, associações, partidos políticos, sindicatos, condomínio de edifícios, fundações, cartórios, entre outros.
Com informações: O povo.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Canal para desviar recursos?
Canal para desviar recursos?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiPMOigfdlL0dJO9EizyQYxOkBSrHUVRoe7Gxo9w-oENXj2IKWJVvjcXE63YJmzFe6R3g9utV_Fxo67mYeXzHGKblNXF6bD7qqw5quD1RVDPq6EtqrqZZVK6x0dgud6nFYq5QurVoeaZA/s400/gil.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiPMOigfdlL0dJO9EizyQYxOkBSrHUVRoe7Gxo9w-oENXj2IKWJVvjcXE63YJmzFe6R3g9utV_Fxo67mYeXzHGKblNXF6bD7qqw5quD1RVDPq6EtqrqZZVK6x0dgud6nFYq5QurVoeaZA/s72-c/gil.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/10/canal-para-desviar-recursos.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/10/canal-para-desviar-recursos.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar