Ato cobrará reforma política; empresariado omite-se sobre doações


Ato cobrará reforma política; empresariado omite-se sobre doaçõesPolíticos e grupos a favor da reforma política promovem ato para pressionar deputados. Manifestação deve reunir Lula, governadores, centrais sindicais e entidades como UNE, OAB e CNBB. Atingidas pela maior polêmica – o fim de doações privadas -, confederações patronais evitam assunto. Comissão especial da Câmara deve votar projeto quarta (5).
A comissão especial da reforma política da Câmara deve votar o projeto nesta quarta-feira (5) sob pressão e num clima que torna o resultado incerto. Não há consenso entre os partidos políticos, o que também reflete uma disputa entre diferentes setores sociais. No centro da polêmica está a insistência do relator, deputado Henrique Fontana (PT-RS), em propor o financiamento público para campanhas eleitorais.
A idéia será defendida em ato público no Congresso nesta terça-feira (4). A manifestação vai reunir entidades como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileira dos Magistrados (ABI) e União nacional dos Estudantes (UNE).
Também devem participar centrais sindicais, dirigentes de partidos favoráveis à reforma, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os governadores Tarso Genro (PT-RS), Eduardo Campos (PSB-PE) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ).
Alvo da polêmica, as mais tradicionais entidades patronais do país se negam a debater. Ao menos, publicamente. A reportagem procurou confederações patronais que representam macrosetores econômicos – serviços, indústria, agricultura, comércio, bancos – mas não obteve de nenhuma uma posição sobre o financiamento público.
A Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif) informou, por meio da assessoria de imprensa, que chegou a produzir material sobre o assunto, mas, posteriormente, preferiu não se pronunciar. Argumentou temer ser mal-interpretada ao defender doações privadas.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou, em nota, que “considera importante para a democracia brasileira todas as iniciativas que busquem o aperfeiçoamento de mecanismos de representação popular. Entretanto, prefere não comentar projetos específicos”.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) disse, também por meio da sua assessoria de imprensa, que, por se tratar de uma entidade sindical, não discute temas relacionados especificamente à política partidária. A entidade é presidida por uma senadora, Karia Abreu (TO), que pertence ao recém criado PSD.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou, por meio da assessoria, que só o presidente, Robson Andrade, comenta o tema em nome da entidade, mas que ele está viagem ao exterior, impossibilitado de falar.
A Confederação Nacional de Serviços (CNS) e a Confederação Nacional do Comércio (CNC) não retornaram os contatos da reportagem.
Campo progressista
A luta das entidades mais progressistas contra o atrelamento entre os poderes econômicos e político é antiga e recorrente. Em agosto, a OAB ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com ação contra doações privadas. E usou palavras contra esse tipo de financiamento.“Cria perniciosas vinculações entre os doadores de campanha e os políticos, que acabam sendo fonte de favorecimentos e de corrupção após a eleição”, diz.
Em entrevista à Carta Maior, o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, apontou as doações empresariais como o principal motor da corrupção na política. “Se nós vivemos num sistema capitalista, onde o capital é quem financia a constituição do poder político, ou seja, é quem escolhe quem vai exercer o poder político, é mais do que óbvio que o problema tem raiz aí mesmo.”
O ato em favor da reforma política entretanto, vai além do financiamento de campanhas. A União Nacional dos Estudantes (UNE), por exemplo, arrancou do relator que o projeto reduza de 35 para 30 anos a idade mínima para um candidato se eleger senador.
A proposta foi encampada também por pequenos partidos de esquerda, como PV, PCdoB, PPS, PDT e PSB, ao lado da que reduz o mandato dos senadores de seis para quatro anos, também acatada pelo relator. Os pequenos partidos pleitearam, ainda, alterações na divisão do fundo partidário e, principalmente, a não adoção do voto distrital.
“O voto distrital é um sistema que tende ao enxugamento da democracia. Todos os países que o adotaram concentraram o poder político em dois ou três partidos, como é o caso dos Estados Unidos e da Inglaterra. No Brasil, entretanto, existe uma cultura pluripartidária, com partidos médios de grande representatividade”, justificou Fontana à Carta Maior, após reunião com líderes desses partidos, há 15 dias, quando decidiu acatar o pedido.
Em relação às alterações na divisão dos percentuais do fundo partidário, o relator também cedeu, mas desta vez favorecendo os partidos maiores. Sua proposta original previa 5% para todos os partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 15% para os que elegessem pelo menos um deputado federal. Agora, serão 5% do fundo a todos os partidos; 10% para os que elegerem pelo menos um deputado federal e outros 10% entre os que elegerem pelo menos 10 deputados federais.
com informações: Correio do Brasil

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Ato cobrará reforma política; empresariado omite-se sobre doações
Ato cobrará reforma política; empresariado omite-se sobre doações
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/10/ato-cobrara-reforma-politica.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/10/ato-cobrara-reforma-politica.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar