UMIRIM - Com 56% dos votos, PR fica no poder


Em um dia de muita movimentação nas ruas, Umirim elegeu ontem o candidato apoiado pelo prefeito cassado. Abstenção chegou a 24,46%
O atípico dia de eleição fora de época em Umirim. Nas ruas, cidadãos se aglomeram nas calçadas para acompanhar o movimento (EDIMAR SOARES)
Eleições novas e o mesmo grupo político no poder. Assim foi o desfecho das eleições suplementares em Umirim, a 90 quilômetros de Fortaleza. O atual prefeito interino, José da Marieta (PR) chegou ontem à vitória com 56,09% dos votos válidos, o que representa vitória também para o prefeito eleito em 2008, José Afrânio Pinheiro (PR), que perdeu o cargo por corrupção eleitoral e abuso do poder econômico.
Com a perda do mandato de Afrânio, em abril desse ano, tomou posse o então presidente da Câmara, que ontem se tornou prefeito eleito de Umirim, José da Marieta. Ambos, do mesmo partido – o PR. Unidos também nas eleições suplementares, já que Afrânio foi um dos principais apoiadores de Marieta durante a campanha.
Já o candidato derrotado, Felipe Uchôa (PSB), ficou com 43,91% dos votos válidos. O índice de abstenção foi considerado alto pela Justiça Eleitoral, tendo chegado a 26,46% de 14.188 cidadãos aptos a votar.
Apesar de muita gente ter deixado de comparecer às urnas, o que se constatou nas ruas da cidade, ontem, foi que a eleição fora de época mexeu com os ânimos de boa parta da população. A cada esquina, um grupo de pessoas aglomeradas para falar de política.
Por onde O POVO passou ouviu nomes e números de candidatos gritados por apaixonados, em um clima de muita movimentação política na cidade.
Segundo a chefe do Cartório Eleitoral de São Luiz do Curu - responsável pela organização das eleições - desde a última quinta-feira de disputa vinha acirrado entre os dois grupos que disputaram a Prefeitura, o que resultou em grande número de denúncias e ocorrências
Ontem, foram registrados crimes como compra de voto e uso de violência para coagir eleitores. A maioria dos casos registrados, porém, foi de baderna e agitação eleitoral. na rua, era visível o reforma de policiamento na cidade. Um policial chegou a ser preso por ter sido flagrado trabalhando como um dos candidatos.
ENTENDA A NOTÍCIA
O candidato eleito José da Marieta (PR) fica no cargo até o final de 2012, ano em que a população da cidade volta às urnas para eleger mais um prefeito. Sua eleição garantiu ao PR manter o espaço conquistado em 2008
SAIBA MAIS
No início do domingo, a ocorrência mais inusitada das eleições em Umirim. O presidente da Câmara, Jocélio da Cunha Pinto (PPS), foi preso acusado de interceptar carros na entrada da cidade, pela BR 222. Segundo a delegada Marta Reis, o objetivo do vereador seria impedir a entrada de eleitores na cidade. Segundo informações da chefe do Cartório Eleitoral de São Luiz do Curu, Vânia Bastos, Jocélio foi flagrado ao tentar interceptar um carro da Justiça Eleitoral. Procurado pelo O POVO no local onde estava detido, o vereador disse apenas que não tem “nada a declarar”. Jocélio era um dos apoiadores do candidato derrotado, Felipe Uchôa (PSB). Também foi preso o vereador Eufrazio Teixeira (PSDB), na noite do último sábado, acusado por suposta compra de votos.
fonte: Jornal O Povo

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: UMIRIM - Com 56% dos votos, PR fica no poder
UMIRIM - Com 56% dos votos, PR fica no poder
http://img2.blogblog.com/img/video_object.png
http://2.bp.blogspot.com/-S1lPCPD8ThI/TmSupzuYzNI/AAAAAAAAAbI/0mDErRdYQNU/s72-c/umirim.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/09/umirim-com-56-dos-votos-pr-fica-no.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/09/umirim-com-56-dos-votos-pr-fica-no.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar