Reforma Politica - Relator diz que falta consenso sobre modelo de votação

O deputado Henrique Fontana (PT-RS), relator da reforma política, admitiu hoje que não há consenso entre os partidos políticos sobre o novo modelo de votação. Contudo, tanto Fontana quanto o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), afirmaram que houve avanços nas negociações para que seja aprovado o financiamento público de campanha, principal bandeira do PT.
Dep. Henrique Fontana (PT-RS).
Raupp declarou que o PMDB aceita o financiamento público, principalmente se a reforma contemplar o fim das coligações nas eleições proporcionais, mas admitindo as federações de partidos. Contudo, ele advertiu: "o PMDB não aceita o voto em lista defendido pelo PT". O PMDB defende o chamado "distritão", ou seja, voto majoritário nas eleições proporcionais (deputados e vereadores). "Se complicar demais, a reforma política não sai", decretou o peemedebista.
No entanto, o modelo que Fontana defenderá em seu relatório é o voto proporcional misto, em que o eleitor escolherá um deputado pelo voto em lista partidária fechada, e o outro, pelo modelo atual, em lista aberta. Fontana admitiu que precisa avançar no diálogo sobre este tema e adiantou que nos próximos dias vai procurar DEM e PSDB para discutir o assunto.
Apesar da falta de consenso sobre o modelo de votação, Fontana acredita que as negociações estejam evoluindo para que o seu relatório seja votado na comissão especial da Câmara no próximo dia 5 de outubro. Na véspera, o PT pretende realizar uma manifestação da sociedade civil a favor da reforma. "Está se criando um clima positivo para que se melhore a política nacional. O pior dos mundos é a democracia brasileira ficar com esse sistema que tem gerado todas as distorções que vocês têm divulgado", disse Fontana aos jornalistas.
O petista mostrou otimismo, entretanto, em relação ao financiamento público. Segundo ele, além do PMDB, PDT, PSB e PCdoB mostraram-se dispostos a apoiar o financiamento público.
Segundo o relator, o cálculo do valor a ser repassado aos partidos para as campanhas será feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um ano antes da eleição. A partir desse cálculo, o valor do financiamento público será reservado no Orçamento da União, a ser votado no Congresso. Para vencer a resistência da população, Fontana afirmou que o eleitor precisa ser esclarecido de que, na prática, já paga pelas campanhas porque as empresas que fazem doações aos candidatos acabam repassando esses valores para o preço final de seus produtos.
Com informações: agencia estado

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Reforma Politica - Relator diz que falta consenso sobre modelo de votação
Reforma Politica - Relator diz que falta consenso sobre modelo de votação
http://4.bp.blogspot.com/-qRXEf2Zshck/Tno6RmPrlTI/AAAAAAAAAfU/P53BAJuly8A/s320/h+fontana.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-qRXEf2Zshck/Tno6RmPrlTI/AAAAAAAAAfU/P53BAJuly8A/s72-c/h+fontana.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/09/reforma-politica-relator-diz-que-falta.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/09/reforma-politica-relator-diz-que-falta.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar