Garoto propaganda do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, comandou o programa partidário da legenda de olho na eleição de prefeitos no ano que vem. Em 10 minutos do programa veiculado em cadeia de rádio e TV, ele apresentou soluções para problemas crônicos das cidades e dos municípios, lançando como bandeira principal a redução das passagens de ônibus com redução de impostos para o setor. “PSB: um novo caminho para nossas cidades”, diz o slogan do programa.
A direção do PSB mostra a estratégia de focar na eleição para prefeitos, com o intuito de ampliar a base para a eleição de 2014, em que o próprio Eduardo Campos se coloca como a grande novidade dentro da base aliada. Como a grande estrela do partido, Campos direciona seu discurso para o eleitorado que vai às urnas ano que vem, nas eleições municipais.
Na primeira aparição, Eduardo Campos diz que é preciso fazer uma ampla, profunda, ousada e criativa reforma urbana em todo país. Em cenas de lixões, trabalhadores com dificuldade de mobilidade, mães reclamando de venda de drogas nas portas das escolas e jovens reclamando de falta de lazer e esporte, diz o governador:
- Se por um lado o dinheiro para os municípios é insuficiente, por outro o governo da presidente Dilma tem uma série de programas para melhorar as cidades. Os prefeitos precisam apresentar propostas. É fundamental a decisão política de fazer - aconselha o governador.
Nenhum parlamentar ou líder partidário teve espaço nos 10 minutos do PSB. Além de Eduardo Campos os únicos que apareceram mostrando programas de gestão para melhoria das cidades foram os prefeitos Márcio Lacerda (Belo Horizonte), Luciano Ducci (Curitiba) e Luciano Agra (João Pessoa). Márcio e Ducci são apresentados como os prefeitos de capital melhor avaliados.
Márcio Lacerda mostrou os bons resultados da experiência de escolas integradas, onde as crianças passam nove horas diárias no ambiente escolar. Ducci falou do programa de atendimento a gestantes, o Mãe Curitibana, copiado por Dilma para programas federais.
- Se fomos capazes de transformar o país, porque não somos capazes de transformar nossas cidades? - questiona Campos.
- Convido você a assumir um papel central na organização de nossas cidades. Essa não é uma causa perdida, é uma causa a ganhar - encerra Campos, com o slogan: “O que é preciso é fazer, é saber fazer”.
com informações: extra.globo.com