Fundação Casa do Penedo lembra Centenário de Nascimento de Arnon de Mello

A Fundação Casa do Penedo abriu na noite desta sexta-feira, 16, data em que foi comemorada a Emancipação Política de Alagoas, a Exposição de Obras de Arnon Afonso de Farias Melo ou somente Arnon de Mello. Durante a solenidade de abertura realizada pelo presidente da Fundação Casa do Penedo, o psiquiatra Francisco Alberto Salles, disse da importância de lembrar as trajetória política e a vida de tamanha personalidade alagoana.

Após a abertura do evento o vice- presidente do Instituto Arnon de Melo, Carlos Alberto Pinheiro Mendonça, fez palestra discorrendo sobre a vida do homenageado que foi deputado federal, governador e senador por Alagoas.

Neste sábado, 17, o seminário em homenagem ao centenário de nascimento de Arno de Mello, segue com palestras que discorrem sobre a influencia do homenageado na cultura alagoana e na inovação da propaganda política no estado. No período da tarde o jornalista Valmir Calheiros falará sobre o tema: “Arnon de Mello e as Comunicações”. Encerrando o círculo de palestras o historiador Fernando Gomes de Andrade falará sobre a influência da política cultural de Arnon de Mello nos estratos sociais.

Autoridades
Diversas autoridades da cultura alagoana, poetas, magistrados e segmentos reprentativos da sociedade  prestigiaram a solenidade de abertura do evento que lembrou o centenário de nascimento de Arnon de Mello. O ex-governador Moacir Andrade, companheiro de lutas de Arnon, esteve presente no evento ao lado do filho, vereador por Penedo Alcides de Andrade Neto (Cidoca-PR), onde pôde mostrar diversas passagens da vida política de Arno que ele acompanhou de perto. A Ex-Secretária de Estado da Cultura, ex-vereadora e ex-secretária de cultura de Penedo, Alita Andrade também marcou presença na abertura do seminário, lembrando a importância do político para o Estado de Alagoas. Representantes da Academia Alagoana e Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências também prestigiaram presença no evento, visitando a exposição e conhecendo diversos fatos que marcaram a trajetória política de Arnon de Melo.

Vida Pública
Arnon de Mello foi deputado federal de 1950 a 1951, assumindo o comando do estado como governador entre 1951 e 1956). No período compreendido entre os anos de 1963 e 1983, ano de sua morte, Arnon de Melo ocupou o cargo de senador. O político foi reeleito senador pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), em 1970, e novamente em 1978. Entre os seus trabalhos publicados podemos destacar ‘Os sem trabalho da política’ (1931), ‘São Paulo venceu’ (1933), ‘África - Viagem às colônias portuguesas e à África inglesa’ (1940) e ‘Uma experiência de governo’ (1958).

Polêmica
O político alagoano protagonizou no Senado Federal uma cena marcada para sempre na história daquela casa, quando em 05 de dezembro de 1963 disparou três tiros contra o senador Silvestre Péricles, que era considerado seu inimigo político. O alvo de Arnon de Mello estava na tribuna a poucos metros dele, mas o senador errou seu alvo, acertando o peito do colega José Kairala, do Acre, que morreu no plenário do Senado em seu último dia de trabalho.

Apesar do fato ser presenciado por centenas de pessoas, o senador Arnon de Mello não teve seu mandato cassado ou sofreu qualquer tipo de punição imposto pela mesa diretora devido a gozar de imunidade parlamentar. O político que marcou a história alagoana morreu na condição de senador no ano de 1983.
fonte: aquiacontece.com

GALERIA
 



COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Fundação Casa do Penedo lembra Centenário de Nascimento de Arnon de Mello
Fundação Casa do Penedo lembra Centenário de Nascimento de Arnon de Mello
http://aquiacontece.com.br/plusThumbnail/show?wmax=111&hmax=85&crop=&keepRatio=true&src=noticias/34012/dsc03539.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/09/fundacao-casa-do-penedo-lembra.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/09/fundacao-casa-do-penedo-lembra.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar