Emancipação: Potunduva espera plebiscito nas eleições de 2012

Nesta terça-feira (6/08), as frentes pró-emancipação de distritos, incluindo a Frente pela Emancipação do Distrito de Potunduva, em Jaú, estarão em Brasília. Haverá uma reunião com a secretária-geral da Casa Civil da Presidência da República e com lideranças dos estados. Na pauta, a questão da população mínima exigida para que um distrito possa pleitear a sua emancipação e a proporcionalidade dos votos no plebiscito.

Jefferson Vieira, presidente da frente pela emancipação de Potunduva
Sobre a questão da população mínima, Jefferson Vieira, presidente da Frente pela Emancipação do Distrito de Potunduva e vice-presidente da Frente Estadual, diz não estar preocupado com essa questão da população. “Em São Paulo, pela legislação vigente, a exigência é que o distrito tenha 11 mil habitantes, no mínimo. Estamos querendo reduzir em todo o Brasil para 8.500 habitantes. Em Potunduva nós temos 12 mi.l habitantes”, diz.
Sobre a proporcionalidade dos votos, vai se definir quanto da população do município-mãe pode votar no plebiscito. Um exemplo é cada voto de morador de Potunduva equivaler a sete votos dos que moram na cidade de Jaú.
Independentemente dessa definição da proporcionalidade dos votos, Jefferson Vieira diz que Potunduva poderá se valer do processo antigo, pelo qual só votam mesmo os eleitores do próprio distrito. “Nós temos um processo de emancipação aprovado na década de 80. Na época, o prefeito Sigefredo Griso embargou a realização do plebiscito, mas temos direito adquirido. O Tribunal Regional Eleitoral só não marcou depois o plebiscito nosso porque surgiu a lei que proibia a criação de novos municípios. Podemos nos valer dessa prerrogativa e fazer o plebiscito pelo sistema anterior, no qual só votam os que moram no distrito que pretende se emancipar”, explica.
As frentes estão bastante otimistas quanto a votação até 5 de outubro do Projeto de Emenda Constitucional que vai devolver aos estados a prerrogativa de decidir sobre a criação de novos municípios. Caso a PEC seja votada até um ano antes das eleições municipais do ano que vem, os plebiscitos pela emancipação poderão ser feitos junto com as eleições para prefeito e vereador.
Quanto a tramitação dos projetos em São Paulo e em Brasília para alterar as constituições do Estado e do Brasil, Vieira disse que na Assembléia Legislativa a PEC já passou pelas comissões e está para ser submetida ao plenário para votação. “Em Brasília temos o deputado José Augusto Maia, de Pernambuco, que lidera a Frente Parlamentar pró Emancipação. Ele obteve assinaturas de todas as lideranças dos partidos políticos que se comprometeram a votar a PEC até o dia 5 de outubro”, observa.
Vieira acredita que muita gente na cidade de Jaú é favorável a emancipação de Potunduva. Está mais do que na hora mesmo de buscarmos a nossa autonomia. Agora, o município está recebendo o dinheiro do PAC. São quase R$ 60 milhões para obras no córrego da Figueira, no córrego dos Pires, no rio Jaú. Vê se tem alguma coisa para os córregos aqui de Potunduva, da Vila Ribeiro, que também causam inundações. Temos que correr atrás dos nossos anseios. Os políticos de Jaú só vêm aqui em época de eleição”, completa.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Emancipação: Potunduva espera plebiscito nas eleições de 2012
Emancipação: Potunduva espera plebiscito nas eleições de 2012
http://4.bp.blogspot.com/-g7zB-XScwGY/TmZo4hmVimI/AAAAAAAAAbk/hFxBi0KnFyY/s320/jeffer.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-g7zB-XScwGY/TmZo4hmVimI/AAAAAAAAAbk/hFxBi0KnFyY/s72-c/jeffer.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/09/emancipacao-potunduva-espera-plebiscito.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/09/emancipacao-potunduva-espera-plebiscito.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar