CE - Fim da aliança beneficiaria partidos de oposição e até da base


Partidos de oposição e da base aliada veem o fim da aliança entre o governador Cid Gomes e prefeita Luizianne Lins como facilitador para a viabilização de candidaturas próprias à Prefeitura da Capital em 2012 
 


Será o fim desta aliança?
Qualquer ação mal conduzida no processo de composição para as eleições municipais de 2012 na Capital pode colocar a perder a aliança existente entre o governador Cid Gomes e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT). A análise é do cientista político e professor da Universidade de Fortaleza, Francisco Moreira, que atenta: “Tem muita gente trabalhando para isso”.
Como em um jogo, ao mesmo tempo em que alguns ganham com a aliança entre o governador e a prefeita, outras se beneficiariam com a quebra definitiva da já fragilizada relação.
É o caso da oposição, composta principalmente pelo PSDB, PPS e PDT. Em um eventual racha entre Cid e Luizianne, a oposição vislumbraria possível vitória na disputa pelo trono da Prefeitura da Capital, já que, separados, o governador e a prefeita iriam competir entre si, dividindo forças.
Mas não é só a oposição que ganharia lugar ao sol com a separação. Partidos da base aliada, como o PCdoB, PMDB e PSB também seriam beneficiados.
Deputado federal pelo PCdoB há cinco anos, Chico Lopes garante que a sigla terá candidato próprio a prefeito de Fortaleza em 2012. O partido aumentaria as suas chances de ganhar a eleição se a aliança fosse desfeita e um dos lados pendesse para a sigla comunista.
“Estamos dentro da disputa e é evidente que nós vamos buscar alianças. É o andar da carruagem que vai dizer. O fato é que todo mundo está interessado em fazer aliança com o governador, que é a figura política mais importante do Ceará”, defendeu Lopes, admitindo que a prefeita vai querer fazer o seu sucessor.
Os últimos impasses ocorridos dentro do PSB também sinalizam que membros do partido ficariam satisfeitos em caso de racha entre Cid e Luizianne. Os irmãos Novais (deputada estadual Eliane Novais e presidente municipal do PSB Sérgio Novais), aliados da prefeita, ganhariam apoio considerável em sua hoje inglória oposição aos Ferreira Gomes. O outro lado do PSB, aliás, também teria a ganhar, com possibilidade de lançar a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio.
Ao caracterizar a administração de Luizianne como desastrosa, o deputado federal Danilo Forte (PMDB), não acredita que o PT e o PSB sigam unidos em 2012. Isso porque, para ele, alianças “devem ser feitas para a construção de um projeto político e não só para um processo eleitoral”. “Fizeram a aliança e Fortaleza está nas condições que está”, criticou.
Além de deixar de dividir com o PT o posto de principal aliado de Cid, com o fim da aliança, o PMDB veria crescer as chances da anunciada candidatura própria à Prefeitura, prospectando quadro estadual favorável em 2014. “O partido que conseguir fazer muitos prefeitos em 2012, se fortalecerá para as eleições de governador”.
QUEM GANHA COM A ALIANÇA
Luizianne
A manutenção da parceria é determinante para conseguir ou não fazer o sucessor.
José Guimarães
Se a aliança tem um pai do lado do PT, ele é Guimarães, petista mais influência no cidismo.
Francisco Pinheiro
Ex-vice-governador e hoje secretário da Cultura, integrou a chapa de Cid, em 2006, indicado por Luizianne. Tornou-se mais próximo do governador que da prefeita.
Nelson Martins
Secretário do Desenvolvimento Agrário e ex-líder na Assembleia, é outro petista com força no cidismo.
Antônio Carlos
Atual líder de Cid, segue passos de Pinheiro - é ligado a Luizianne. Suplente, exerce o mandato na vaga aberta pelos deputados que são secretários de Estado.
QUEM GANHA COM O FIM DA ALIANÇA
PSB
Por razões diversas, praticamente o PSB inteiro quer o fim da aliança - com exceção de Cid. Sérgio Novais, aliado de Luizianne e inimigo do governador, não tem interesse em vê-los juntos. E há o grupo que tem Ciro Gomes como principal expoente. Eles nunca se entenderam bem com a Prefeitura e querem a candidatura do presidente da Assembleia, Roberto Cláudio.
Oposição
Hoje fragilizados, partidos como PSDB e PPS teriam chances ampliadas em caso de racha da aliança governista.
Projeto PT 2014
Vários petistas têm sonho em conquistar o Governo em 2014. A possibilidade fica mais próxima com o fim da aliança.
PMDB 
Deixaria de dividir com o PT o posto de principal aliado de Cid Gomes.

Com informações: Jornal O Povo.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: CE - Fim da aliança beneficiaria partidos de oposição e até da base
CE - Fim da aliança beneficiaria partidos de oposição e até da base
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqmZLpcfDOyfkWtoFbgRGGvM14A1GOFkC7cAFz3GMs74I-_cyKa1cmyyeBJvXGd6mxLqFERPcprJGowzGYV8BSGsYWeNOTMl6k59Zc4GLUFwsuCniZtpE5qwvMrdzoL6hMP824O_biVVI/s320/cid.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqmZLpcfDOyfkWtoFbgRGGvM14A1GOFkC7cAFz3GMs74I-_cyKa1cmyyeBJvXGd6mxLqFERPcprJGowzGYV8BSGsYWeNOTMl6k59Zc4GLUFwsuCniZtpE5qwvMrdzoL6hMP824O_biVVI/s72-c/cid.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/09/ce-fim-da-alianca-beneficiaria-partidos.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/09/ce-fim-da-alianca-beneficiaria-partidos.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar