Roraíma se prepara para a criação de novos municipios

Nos dias 5 e 6 de setembro, moradores de São Luiz do Anauá e da Vila Entre Rios, localizados na região sul de Roraima, receberão os deputados  estaduais que compõem a Comissão Especial Externa da Assembleia legislativa de Roraima (ALE-RR), para discutir a possibilidade de criação de novos Municípios naquela região. 
Dep. Remídio Monai, presidente da CCE/ALE-RR
A visita aos municípios foi decidida em reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira, 15. Participaram da reunião na ALE-RR, todos os deputados que compõem a CCE e vereadores do município de Rorainópolis. O objetivo da CCE é ouvir os representantes e moradores das localidades sobre o possível desmembramento de Caracaraí, Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João do Baliza e Caroebe. A CCE é constituída pelos parlamentares: Ângela Águida Portella (relatora); Gabriel Picanço (vice- presidente); Sargento Damosiel; Mecias de Jesus; Naldo da Loteria; Remídio Monai (presidente); e Rodrigo Jucá.

A reunião na Vila Entre Rios deve acontecer às 19h, em local a ser definido. No município de São Luiz do Anauá, o evento será na Câmara, onde os vereadores e prefeitos de Rorainópolis também participarão das discussões. Dentre os temas abordados, está a proposta da Casa Civil da presidência da República  que regulamenta o § 4º do Artigo 18, da Constituição Federal, na criação, incorporação, fusão ou desmembramento de municípios.
A matéria deve tramitar na Câmara Federal ainda no mês de agosto e sua aprovação e sanção, aguardado ainda para o segundo semestre de 2011. Pela proposta, o número de habitantes necessários para a criação de um novo município deve obedecer um percentual de 40% da média nacional para a região Norte e Centro-Oeste.
Com esse percentual, um novo município em Roraima poderá ser criado a partir de cinco mil habitantes, ou seja, a realidade que as Comissões especiais já vinham trabalhando nas demais regiões do estado. Caso seja aprovada, a lei prevê ainda que o prazo para a emancipação seja até 31 de dezembro de 2011, e não um ano antes das eleições.
O presidente da CCE, deputado Remídio Monai (PR) afirmou que a proposta da Casa Civil flexibiliza os critérios para a criação de novos municípios no Brasil, o que vai beneficiar os trabalhos realizados pela Comissão nas regiões de Roraima. “Algumas regiões estão prontas para se tornarem municípios. Mas precisamos do aval da população e da aprovação da Lei para que possamos tornar este sonho em realidade para todos os roraimenses”, afirmou.
fonte: ale/rr

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Roraíma se prepara para a criação de novos municipios
Roraíma se prepara para a criação de novos municipios
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgk1YlN756cFVZN0dSaq2UpihSC9-0L7ZrSa1pMET6yDB6b46HY8Z9nQGgsg6jrsWaJNDieBtA-GGS5GdaU3UPZORjwlwp5O5TTqcfsUYZjBsZAYzTd_TnHPQHaIBsQeizoH3JOmgbescI/s200/remidio.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgk1YlN756cFVZN0dSaq2UpihSC9-0L7ZrSa1pMET6yDB6b46HY8Z9nQGgsg6jrsWaJNDieBtA-GGS5GdaU3UPZORjwlwp5O5TTqcfsUYZjBsZAYzTd_TnHPQHaIBsQeizoH3JOmgbescI/s72-c/remidio.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/roraima-se-prepara-para-criacao-de.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/roraima-se-prepara-para-criacao-de.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar