Relator apresentará na quarta-feira parecer sobre a reforma política


O relator da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Henrique Fontana (PT-RS), apresentará na quarta-feira (17) seu parecer final sobre o tema, que inclui um anteprojeto de lei com diversas mudanças no sistema eleitoral brasileiro. A reunião está marcada para as 14h30, no Plenário 7. A apresentação estava prevista para a semana passada, mas foi adiada.

Fontana: financiamento público vai garantir autonomia de candidatos
O deputado Fontanar adiantou que vai sugerir a adoção de um sistema eleitoral misto, em que o eleitor poderá votar no candidato de sua preferência e também no partido político. Fontana afirmou que esse sistema vai dar mais autonomia para que a população escolha seus candidatos, o que já é um costume nacional; e decida sobre um programa partidário, o que obrigaria os partidos a apresentar suas propostas de maneira clara.
"O eleitor passa a ter um voto mais forte, inclusive porque é um voto de caráter duplo. Além de valorizar e avaliar a pessoa que ele quer escolher para votar, ele vai se acostumar a desenvolver a cultura de que é importante avaliar qual o partido merece o seu voto e qual o programa ele quer apoiar."
Internet e iniciativa popular
Henrique Fontana também vai propor o uso da internet para recolher assinaturas necessárias à apresentação de projetos de iniciativa popular. Para isso, o projeto precisaria ser protocolado na Câmara, que disponibilizaria um site para que a população pudesse conhecer a proposta e registrar seu apoio.
No caso das coligações, o texto do relator prevê a criação de uma federação partidária que deve vigorar por pelo menos três anos, evitando assim as coligações que são feitas apenas no período eleitoral.
Outra medida prevista é o financiamento público de campanhas. Fontana afirma que a medida vai garantir impessoalidade e maior autonomia para os candidatos. "Não funciona muito bem um sistema onde a cada quatro anos aqueles que querem representar o povo brasileiro têm que bater nas portas das grandes empresas, dos grandes financiadores para financiar sua campanha e depois, se eleitos, tomarem decisões que são muito importantes nos negócios que são feitos entre o setor privado e a gestão pública."

Suplente para senador
Outras mudanças como a extinção do cargo de suplente para senadores e maior participação das mulheres também vão fazer parte do parecer, que deve ser votado neste mês na comissão especial. Depois de passar pela comissão, o texto será encaminhado ao Plenário.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Relator apresentará na quarta-feira parecer sobre a reforma política
Relator apresentará na quarta-feira parecer sobre a reforma política
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjb7FxVYL-I6pW_Hjc_iQFd6occadi9fh-024jSC11Vjbzv2sQXf_H-V7nI_al0aB7PY0FMDFwF51KAOTNmQ10w7V9OnA9LzqHvXQZaKpvqga9gmafE7euhyphenhyphenLxBpaOhwHsu2dKxti25G4s/s320/fontana.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjb7FxVYL-I6pW_Hjc_iQFd6occadi9fh-024jSC11Vjbzv2sQXf_H-V7nI_al0aB7PY0FMDFwF51KAOTNmQ10w7V9OnA9LzqHvXQZaKpvqga9gmafE7euhyphenhyphenLxBpaOhwHsu2dKxti25G4s/s72-c/fontana.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/relator-apresentara-na-quarta-feira.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/relator-apresentara-na-quarta-feira.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar