Relações tensas entre a liberdade de imprensa e os poderes políticos dominam conferência


As relações sempre tensas entre a liberdade de imprensa e os poderes políticos foram um dos assuntos centrais da 6ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa. Com o tema “Avanços e desafios da liberdade de expressão no Brasil”, esta edição da conferência foi promovida pela Associação Nacional de Jornais e pelo Instituto Palavra Aberta no auditório da TV Câmara.
Reportagem da TV Câmara sobre a conferência.
Na opinião dos palestrantes, são exemplos dessa ameaça à liberdade de expressão as constantes ações judiciais para impedir que a imprensa publique notícias sobre processos e acusações contra autoridades.

Segundo o jornalista e professor da Universidade de São Paulo (USP) Eugênio Bucci, o processo histórico brasileiro gerou a percepção de que o estado deve vigiar a imprensa para preservar a sociedade. "O que existe é a persistência de uma mentalidade autoritária, que, insidiosamente, às vezes de modo velado ou às vezes com muita agressividade, agride jornalistas e procura cercear o exercício da profissão ou depreciar a própria instituição da imprensa. E essa mentalidade, sim, é uma ameaça para nós", afirmou Bucci.
Uso irresponsável da liberdade
Para o diretor de conteúdo do jornal O Estado de São Paulo, Ricardo Gandour, a responsabilidade de jornalistas e veículos de comunicação deve ser cobrada sobre o que foi dito e não sobre o que se imagina que será dito. “A liberdade de expressão não é inimiga da privacidade. O inimigo da privacidade é o uso irresponsável da liberdade”, analisou o diretor.

Outro dilema aparece quando o que é dito fere valores sociais ou incita a violência e o crime.

Para o ex-deputado e jornalista Fernando Gabeira, a liberdade de expressão está sim sujeita a limites legais. Ele cita como exemplos a lei que pune condutas racistas (Lei 7716/89) e o projeto de lei que tenta criminalizar a homofobia (PL 5003/01).

Na abertura da conferência, o presidente da Câmara, Marco Maia, ressaltou a importância da realização do debate na Casa que representa a democracia no País. “O Parlamento é o sustentáculo da liberdade de expressão e, portanto, da democracia”, ressaltou. Para Maia, a liberdade de expressão é um valor reconhecido no Brasil e que reafirma a vocação democrática do País. “Esse valor nos coloca como propulsores de um novo modelo de liberdade para o mundo”, disse.

Crimes na internet
Sobre os crimes cometidos pela internet, a deputada Manuela d'Ávila (PCdoB-RS) enfatiza que não é a liberdade de informação na rede que provoca os crimes, mas a falta de punição. "O que o Estado tem de garantir é que haja punição para aqueles que cometem crimes, sejam os crimes de divulgação de informações não verídicas sobre determinadas pessoas, sejam os crimes virtuais como a pedofilia virtual ou as redes de pedofilia.” Na opinião da deputada, não é com o fim da liberdade que se garante a punição. “É isso que a gente tem que entender", defendeu a deputada, que também é jornalista.

Prestação de contas
Os participantes da conferência foram otimistas em relação ao grau de liberdade de expressão no Brasil, mas apresentaram um ponto a ser melhorado: a prestação de contas à população por parte do Estado.
Para o jornalista da Folha de São Paulo Fernando Rodrigues, ainda que se estabeleça um prazo para o sigilo de documentos, ao fim desse período eles precisam ser abertos ao público.
A Câmara já aprovou proposta de lei que cria regras para garantir a liberação de todas as informações sobre os atos dos poderes públicos (PL 219/03). O projeto agora está sendo debatido no Senado.

Íntegra da proposta: PL-5003/2001

com informações: 'Agência Câmara de Notícias'

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Relações tensas entre a liberdade de imprensa e os poderes políticos dominam conferência
Relações tensas entre a liberdade de imprensa e os poderes políticos dominam conferência
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhTUZlekOcqKHnCTl2mY08bLG3PCCI5JvjGbZflbj9pnzpJBbEYQ_Lrc2Q2uE3iHRnHWpONu6gS_mYs0MrTKq6kr7qsevnX8_YZXhbKhhaE7dDwKVjjSWOsFjIfqhFkVK8snqk0CY1Ez4/s400/imagem_video.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhTUZlekOcqKHnCTl2mY08bLG3PCCI5JvjGbZflbj9pnzpJBbEYQ_Lrc2Q2uE3iHRnHWpONu6gS_mYs0MrTKq6kr7qsevnX8_YZXhbKhhaE7dDwKVjjSWOsFjIfqhFkVK8snqk0CY1Ez4/s72-c/imagem_video.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/relacoes-tensas-entre-liberdade-de.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/relacoes-tensas-entre-liberdade-de.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar