Plano Brasil Maior deve tornar mais difícil equilíbrio fiscal em 2012, diz ex-secretário de Política Econômica

Com uma desoneração de R$ 20,7 bilhões prevista até o fim de 2012, o Plano Brasil Maior, nova política industrial anunciada pelo governo na última semana, deve tornar mais difícil o equilíbrio das contas públicas no próximo ano. A avaliação é do economista-chefe da Corretora Convenção, Fernando Montero, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda no fim dos anos 1990.
A renúncia de impostos para estimular a indústria, diz o economista, será um fator adicional que complicará o ajuste fiscal em 2012. Para ele, mesmo que o governo não tivesse optado pela política de estímulo à indústria, a manutenção do superávit primário (economia de recursos para pagar os juros da dívida pública) no ano que vem exigiria maior esforço.
Em 2012, observa Montero, pelo menos quatro fatores dificultarão o equilíbrio das contas públicas: o reajuste do salário mínimo, que poderá chegar a 14%; as eleições municipais, que estimulam os gastos das prefeituras; a pressão para acelerar obras em aeroportos e estádios para a Copa do Mundo e a liberação de gastos bloqueados em 2011. “A esse cenário, agora se somará a desoneração bilionária proposta pela nova política industrial”, ressalta.
Apesar desses entraves, o economista admite que existe a possibilidade de o impacto final sobre os cofres públicos do Plano Brasil Maior ser mais baixo que o estimado pelo governo. “A Receita Federal costuma ser cautelosa nas previsões de arrecadação. Se as projeções [de receita] em todos os elos da cadeia forem conservadoras, no final, as perdas podem ficar menor que o projetado”, explica.
Embora reconheça que as perdas ficaram abaixo do previsto nos últimos pacotes de incentivos fiscais, Montero diz ter dúvidas se o mesmo ocorrerá desta vez. “A diferença é que diversos itens da política industrial pareceram ter sido impostos pelo Palácio do Planalto do que definidos de comum acordo com a Fazenda”, avalia.
Professor da Fundação Getulio Vargas e pesquisador do Brookings Institution, em Washington, Carlos Pereira acredita que as contas públicas não sofrerão tanta pressão. “O governo desonerou a indústria nacional, mas vai aumentar a carga tributária sobre os outros setores da economia que se beneficiaram nos últimos anos com os juros altos e a valorização do real”, argumenta.
Na quarta-feira (3), um dia depois do lançamento do Plano Brasil Maior, a Receita Federal anunciou a criação de um novo modelo de cobrança de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os cigarros. Segundo especialistas, esse sistema provocará aumento da tributação sobre o setor. O governo também aumentará de 7,6% para 9,1% a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre calçados, móveis e confecções importados. Esses setores foram beneficiados com a desoneração da folha de pagamento na nova política industrial.
fonte: Agência Brasil

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Plano Brasil Maior deve tornar mais difícil equilíbrio fiscal em 2012, diz ex-secretário de Política Econômica
Plano Brasil Maior deve tornar mais difícil equilíbrio fiscal em 2012, diz ex-secretário de Política Econômica
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/plano-brasil-maior-deve-tornar-mais.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/plano-brasil-maior-deve-tornar-mais.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar