Partidos e instituições apresentam sugestões para as Eleições 2012


Audiência pública que trata das resoluções que orientarão as eleições de 2012 realizasa na tarde desta quarta-feira (17), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, representantes de partidos políticos e de instituições que trouxeram sugestões para as minutas de resolução que orientarão o processo eleitoral nas eleições municipais de 2012.
Ministro Arnaldo Versiani (TSE)
Esta foi a segunda audiência pública realizada pelo TSE com foco no pleito do próximo ano, e serviu para debater as instruções sobre pesquisas eleitorais, apuração de crimes eleitorais e escolha e registro de candidatos.
Sobre as pesquisas eleitorais, falaram hoje Bernardo Guerra, da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas, e Alan Ricardo da Silva, do Conselho Federal de Estatística.
Entre as sugestões apresentadas está a que pede alteração no inciso 9º do artigo 1º da minuta que trata da necessidade de identificar o estatístico responsável pela pesquisa com o respectivo nome e número do registro profissional. Foi sugerido que não seja exigida a divulgação da identificação desse profissional, pois em diversas situações o nome e o número do estatístico pode ter sido utilizado irregularmente.
Partidos
Os representantes do PT, Antônia Vanda, e do PSDC, Alexandre Araújo, apresentaram pequenas sugestões acerca da resolução que dispõe sobre a escolha e o registro de candidatos. Uma das alterações sugeridas se refere à antecipação do Candex (sistema que registra as candidaturas), para que as certidões que são exigidas sobre cada candidato, como a certidão de antecedentes criminais, por exemplo, sejam digitalizadas e enviadas com antecedência para evitar atrasos.
Participação feminina nas eleições
Já o representante do PDT, João Carlos de Matos, disse que a obrigação de os partidos políticos reservarem no mínimo 30% do número de vagas para as mulheres é uma das principais preocupações partidárias. Ele observou que a regra é um grande desafio para os partidos, principalmente em locais que não têm quantidade suficiente de mulheres que queiram ser candidatas.
O ministro Arnaldo Versiani, relator das resoluções, disse que, na verdade, este é um problema sério que os partidos terão de enfrentar. Afirmou que, se nas eleições de 2010 o problema já foi grave, nas eleições municipais será ainda maior.
Segundo as manifestações feitas na audiência pública, o que preocupa os dirigentes partidários é que a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) prevê que os partidos ou coligações são obrigados a preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidatos de cada sexo.
A lei foi modificada neste ponto, com a nova redação dada pela Lei nº 12.034/2009. Anteriormente, a norma previa apenas que os partidos e coligações deveriam reservar essas cotas. Depois de 2009 esse percentual é obrigatório.
O ministro Arnaldo Versiani disse esperar que os partidos tenham investido, de 2009 até hoje, em cursos e campanhas de esclarecimento junto às mulheres, levando-as a uma maior conscientização política. No entanto, afirmou, a Justiça Eleitoral apenas cumpre a lei, que teve origem no Congresso Nacional. Nas eleições de 2010, o Tribunal Superior Eleitoral resolveu a questão caso a caso.
Também falou na audiência pública o representante do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade), Gustavo Severo. Ele defendeu pontos de vista de advogados que atuam na área eleitoral em relação ao reconhecimento ou o afastamento da inelegibilidade de determinados candidatos. Em sua opinião, é necessário que conste na resolução que a notícia de inelegibilidade possa ser reconhecida “de ofício”.
Ministério Público
Rodrigo Molinaro, promotor de Justiça, falou em nome do Ministério Público do Rio de Janeiro sobre a resolução que trata da apuração de crimes eleitorais. Ele sugeriu uma alteração no artigo 10 desta norma, que tem o seguinte teor: “o Ministério Público poderá requerer novas diligências, desde que necessárias ao oferecimento da denúncia”.
Para Rodrigo Molinaro, deve constar da resolução que essas diligências poderão ser requeridas “até a elucidação dos fatos”.
A terceira audiência pública para tratar das Eleições 2012 está marcada para a próxima quarta-feira (24), às 15h. Ao todo, serão realizadas cinco audiências com o intuito de debater as regras para o pleito municipal do ano que vem. Veja aqui o cronograma e as minutas das resoluções que serão debatidas.
Além do ministro Versiani, que presidiu a audiência, participaram da mesa diretora dos debates o ministro Henrique Neves, a vice-procuradora geral eleitoral, Sandra Cureau, o secretário-geral da Presidência do TSE, Manoel Carlos, e os assessores especiais da Presidência do Tribunal Cybele Macedo e Luiz Gustavo Maciel. (ALEPI)

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Partidos e instituições apresentam sugestões para as Eleições 2012
Partidos e instituições apresentam sugestões para as Eleições 2012
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjA3QR7vFrcd_nhQeLhdjuhNwtKO83t9L6gmbJ0FMeeZkxwNby1Wlj2TU56x4Y_IXxIi08ujsMduDi5-HdjZFCwvhLssT0TYBXopAPxrRWrxiEJVLRTzH_EGnsydZ3P1AHXt1gOyeS-v5U/s320/%25C3%258Dndice.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjA3QR7vFrcd_nhQeLhdjuhNwtKO83t9L6gmbJ0FMeeZkxwNby1Wlj2TU56x4Y_IXxIi08ujsMduDi5-HdjZFCwvhLssT0TYBXopAPxrRWrxiEJVLRTzH_EGnsydZ3P1AHXt1gOyeS-v5U/s72-c/%25C3%258Dndice.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/partidos-e-instituicoes-apresentam.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/partidos-e-instituicoes-apresentam.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar