Oposição lança campanha para criar CPMI da Corrupção


A oposição (PSDB, DEM, PPS e PSOL) lançou nesta quarta-feira (17), no Congresso, uma campanha para colher assinaturas de deputados e senadores com o objetivo de criar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apure as recentes denúncias de corrupção no governo federal. Junto com a campanha, foi lançado um site, onde consta a lista dos parlamentares que assinam o requerimento de criação da CPMI. 

No Salão Verde da Câmara, parlamentares lançam campanha pela criação da CPMI.
O líder do DEM na Câmara, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), reconhece que será difícil coletar o número de assinaturas para a instalação – são necessários 171 deputados e 27 senadores –, principalmente na Câmara, onde o governo tem ampla maioria. Ele disse, porém, que o papel da oposição é sensibilizar os parlamentares para a importância da investigação.
“Vamos atrás de todos os partidos da base. Quem quer investigar e não concorda com o erro, assina a CPI. Vamos mostrar que o Congresso Nacional está cumprindo o seu papel”, disse Magalhães Neto. O site lançado pela oposição mostrava, às 18 horas desta quarta, a assinatura de 93 deputados e 19 senadores.
O site traz ainda um link para que o cidadão assine uma “petição pública” em defesa da criação da CPMI. No primeiro dia de campanha, cerca de 1,4 mil pessoas deixaram seu apoio.
Para o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), o site vai gerar uma pressão da sociedade sobre os parlamentares. “É uma maneira criativa e democrática de se buscar apoio da sociedade. Esta não é uma CPI da oposição, mas da população”, afirmou. Os dois líderes defenderam ainda o afastamento de ministros que tiveram o nome associado a supostas irregularidades.
Calúnias
No lado do governo, a tentativa de criação da CPMI foi criticada. O líder do PT, Paulo Teixeira (SP), disse que o objetivo da proposta é “somente criar um espaço político para fazer calúnias”. “Há dez anos, não poderíamos dizer que a Polícia Federal faria uma operação independente, que o Ministério Público tivesse tanta autonomia e que a Justiça agiria totalmente sem constrangimentos. Dessa forma, fica claro que não há qualquer obstrução à investigação que justifique o surgimento de uma CPI”, argumentou.
O líder do governo, Cândido Vaccarezza (SP), disse que a oposição procura apenas “uma forma de aparecer no jornal”. Vaccarezza afirmou que a Polícia Federal já está investigando as denúncias apresentadas contra ministros, ex-ministros e assessores do governo. “A oposição quer criar um fato político porque não tem fato concreto. O governo está indo bem e investigando todas as coisas”, afirmou.
Instituições
Para o presidente da Câmara, Marco Maia, não há clima para criação de uma CPMI. Ele destacou que o governo tem maioria folgada na Câmara, o que dificultará a obtenção do número de assinaturas necessárias. Apesar de afirmar que o movimento da oposição é legítimo, ele destacou que a melhor resposta à sociedade é fortalecer as instituições que investigam casos de corrupção.
“A resposta do sistema político para a sociedade é dar força e ajudar as instituições legalmente constituídas para a investigação de casos de corrupção, como é a Polícia Federal, o Ministério Público, a CGU [Controladoria Geral da União], o próprio TCU [Tribunal de Contas da União], que é um órgão ligado ao Congresso. Essas instituições estão trabalhando de forma articulada e investigando”, afirmou Maia.
Com informação da 'Agência Câmara de Notícias'

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Oposição lança campanha para criar CPMI da Corrupção
Oposição lança campanha para criar CPMI da Corrupção
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGUon0SAYzmPENigYprREaUMPa_doCDHNc0HnKomy1SUfunFXIdO846rwjiE5Zvm3aDiLEBX13NMy2SxhZTYPBElO4EPuYfw30Y917Wpbeb0qfjLgt2uRBHepeG1O8TWixvY3WMxy_XIk/s400/201108171993_CPI+da+Corrup%25C3%25A7%25C3%25A3oMED.JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGUon0SAYzmPENigYprREaUMPa_doCDHNc0HnKomy1SUfunFXIdO846rwjiE5Zvm3aDiLEBX13NMy2SxhZTYPBElO4EPuYfw30Y917Wpbeb0qfjLgt2uRBHepeG1O8TWixvY3WMxy_XIk/s72-c/201108171993_CPI+da+Corrup%25C3%25A7%25C3%25A3oMED.JPG
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/oposicao-lanca-campanha-para-criar-cpmi.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/oposicao-lanca-campanha-para-criar-cpmi.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar