Novos Partidos - PEN deverá participar das próximas eleições


O PEN (Partido Ecológico Nacional), segundo a sua direção nacional, é, no momento, o novo partido com maior possibilidade de estar pronto para participar das eleições de 2012.
Saber de cabeça o nome das legendas existentes e ainda das 20 que tentam a regularização é tarefa quase impossível. São cristãos, ecológicos, funcionários públicos, mulheres, humanistas, defensores da pátria livre, da educação e cidadania, além de outros temas para todos os credos e tendências. Entretanto, a maior parte dos novatos não participará das eleições do ano que vem, pois não conseguirá completar uma série de etapas exigidas para isso, que inclui em montagem de diretórios em pelo menos nove estados e coleta de 482.894 assinaturas, o que corresponde a 0,5% dos votos dados para deputados federais na última eleição.
O mais famoso é o Partido Social Democrata (PSD), capitaneado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (ex-DEM), que já coletou as assinaturas, criou os diretórios e pediu o registro. Porém, não tem os 9 estados homologados como exige o TSE.
O Partido Mulher Brasileira (PMB), por exemplo, não deverá conseguir o registro, pois, segundo a presidente Suede Haidar, tem apenas 380 mil assinaturas certificadas. “Se não der para essa eleição dará para as próximas”, vislumbra Suede.
Questionada sobre a ideologia do partido, Suede explica se tratar de “inserir a mulher na política partidária com mais respeito”. Entretanto, das assinaturas coletadas até agora, segundo cálcudos dela, mais de 90% são de homens. “O homem quando casa não muda de nome. Já a mulher muda o nome e não tem o hábito de trocar no cartório eleitoral o nome de solteira para casada”, justifica a presidente. Isso explicaria o fato de 70% das assinaturas de mulheres não terem sido validadas. As assinaturas não implicam filiação, mas sem elas a legenda não pode existir.
O Partido da Transformação Social (PTS) também não participará do pleito do ano que vem. O presidente da legenda, Ronaldo Gualberto, reclama da quantidade de assinaturas exigida, o que na visão dele é uma forma de manter o poder nas mãos das mesmas pessoas. Ele explica que já coletou 200 mil assinaturas. Para definir melhor os rumos do partido, ele quer agregar intelectuais que estão desanimados e construir um programa de fato. “Não adianta pensar no Brasil somente para a Copa do Mundo”, critica o presidente do PTS. Gualberto também ataca a maioria dos partidos, que, na análise dele, são legendas de aluguel e “distantes das bases”.
O Partido Cristão (PC) conseguiu cerca de 300 mil assinaturas e, de acordo com o presidente, Ronaldo Moreno, não é possível saber se haverá tempo de cumprir todos os preceitos até o prazo. Moreno destaca que apesar de ser um partido cristão, a legenda defende o estado laico. “Não fazemos a defesa de nenhuma instituição religiosa”, ressalta. De acordo com Moreno, o PC vai exigir a ficha limpa antes de a pessoa se filiar.
Verdes - Já o Partido Ecológico Nacional (PEN) acerta os últimos detalhes para pedir o registro a tempo das próximas eleições. De acordo com o presidente Adilson Barroso, o processo está em fase final e faltam apenas 30 mil assinaturas certificadas e já tem os 9 estados homologados, suas articulações começaram em 2007. A causa do PEN, de acordo com Barroso, é defender o crescimento sustentável. Ele destaca que é muito difícil montar um partido e entende que todas as legendas, até as que já são oficiais, deveriam passar pelo mesmo processo de criação, com a coleta de assinaturas. “Sobrariam só alguns”, avalia Barroso.
Outra legenda que também usa a defesa ecológica como mote, o Partido do Meio Ambiente (PMA) não participará das próximas eleições. “Temos 282 mil assinaturas e não vai dar tempo”, admite seu presidente, Jurandir Silvério. A ideologia principal é a defesa do meio ambiente, explica Silvério. Tem algo diferente dos outros? “Nada. Vamos trabalhar a política da maneira que ela deve ser trabalhada”, resume Silvério.
OS PRETENDENTES
Partido Social Democrata (PSD)
Partido da Pátria Livre (PPL)
Partido Novo (PN)
Partido Ecológico Nacional (PEN)
Partido da Educação e Cidadania (PEC)
Partido Democrático dos Servidores Públicos (PDSP)
Partido Geral do Trabalho (PGT)
Partido Federalista (PF)
Partido Humanista do Brasil (PMH)
Partido Liberal Democrata (PLD)
Partido Cristão Nacional (PCN)
Partido da Transformação Social (PTS)
Partido do Meio Ambiente (PMA)
Partido Cristão (PC)
Partido Social (PS)
Partido dos Servidores Públicos e da Iniciativa Privada do Brasil (PSPB)
Partido Mulher Brasileira (PMB)
Partido da Justiça Social (PSJ)
Partido Republicano da Ordem Social (PRSB)
Partido Carismático Social (PCS)
OS ATUAIS
Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) 1981
Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) 1981
Partido Democrático Trabalhista (PDT) 1981
Partido dos Trabalhadores (PT) 1982
Democratas (DEM) 1986
Partido Comunista do Brasil (PCdoB) 1988
Partido Socialista Brasileiro (PSB) 1988
Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) 1989
Partido Trabalhista Cristão (PTC) 1990
Partido Social Cristão (PSC) 1990
Partido da Mobilização Nacional (PMN) 1990
Partido Republicano Progressista (PRP) 1991
Partido Popular Socialista (PPS) 1992
Partido Verde (PV) 1993
Partido Trabalhista do Brasil (PTB) 1994
Partido Progressista (PP) 1995
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) 1995
Partido Comunista Brasileiro (PCB) 1996
Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) 1995
Partido Humanista da Solidariedade (PHS) 1997
Partido Social Democrata Cristão (PSDC) 1997
Partido da Causa Operária (PCO) 1997
Partido Trabalhista Nacional (PTN) 1997
Partido Social Liberal (PSL) 1998
Partido da República (PR) 2006
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) 2005
Partido Republicano Brasileiro (PRB) 2005

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Novos Partidos - PEN deverá participar das próximas eleições
Novos Partidos - PEN deverá participar das próximas eleições
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/novos-partidos-pen-devera-participar.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/novos-partidos-pen-devera-participar.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar