MA - Suspenso julgamento de Resolução sobre criação de municípios


Quatro novos pedidos de vista suspenderam ontem, no Tribunal de Justiça (TJ-MA), o julgamento do mandado de segurança com pedido de liminar da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra a Resolução n.° 618/2001da Assembleia Legislativa, que regulamenta a criação de novos municípios. A suspensão ocorreu quando a votação estava oito a seis a favor da OAB.
O julgamento foi retomado com o voto vista da desembargadora Cleonice Freire. Ela entendeu que não há inconstitucionalidade na Resolução do Legislativo estadual por essa se tratar de ato administrativo, o que de forma alguma afronta as Constituições Estadual e Federal. Esse foi o mesmo argumento usado pelos desembargadores Raimundo Cutrim e Jorge Rachid na sessão em que se iniciou julgamento ainda em julho.
Acompanharam o voto de Cleonice Freire os desembargadores Guerreiro Júnior, Anildes Cruz e Maria dos Remédios Buna.
Depois do voto vista da vice-presidente do TJ-MA, manifestaram-se contrariamente os desembargadores José Luiz de Almeida e Paulo Velten. Eles acompanharam o relator da Adin, desembargador Bernardo Rodrigues, que considerou o parágrafo único o artigo 1° da Resolução n.° 618 inconstitucional por fixar prazos para apresentação de requerimento. Com esses pareceres, a Adin da OAB ficou com oito votos a favor.
Após os votos de Almeida e Velten, ocorreu o pedido de vista coletivo dos desembargadores Lourival Serejo, Raimunda Bezerra, Jaime Araújo e Marcelo Carvalho, que levou à suspensão do julgamento de ontem. Eles alegaram que é necessário mais tempo para estudar o assunto. Os demais desembargadores presentes à sessão preferiram aguardar os votos vista dos quatro magistrados.
Votos – Para a liminar ser concedida e a Resolução da Assembleia Legislativa ser suspensa, são necessários mais cinco votos favoráveis, o que daria a maioria absoluta no Tribunal, que é de 13 desembargadores.
Restam ainda 10 desembargadores para votar. O comando da OAB tem a garantia de que estará na pauta da próxima sessão jurisdicional do TJ-MA, porque quatro desembargadores pediram vista, o que, em tese, faria com que todos participassem da sessão. Contando com a presença do presidente, a ordem teria o mínimo de cinco desembargadores que ainda não manifestaram voto no julgamento do mandado de segurança. “Teremos na próxima sessão, no mínimo, cinco desembargadores, o que viabiliza o julgamento”, disse Rodrigo Lago, conselheiro da OAB.
O procurador da Assembleia Legislativa, Djalma Brito, voltou a afirmar apenas que a Resolução da Casa não tem por função criar novos municípios e sim apenas estabelecer regras para a tramitação dos processos de emancipação. “A Assembleia Legislativa está somente estabelecendo administrativamente regras e prazos para tramitação dos processos de criação [de municípios]. Não significa que, de imediato, terá plebiscito”, afirmou Brito.
Contradição – Na primeira sessão do TJ-MA que apreciou a ação, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, garantiu que o parecer do relator da Adin era favorável à resolução n.° 618 porque considerou apenas inconstitucional o parágrafo que trata do recebimento dos requerimentos de emancipação, o que não afetaria as demais etapas do processo previsto na resolução.
No entanto, na sessão de ontem, o desembargador Paulo Velten garantiu que, se a liminar for concedida parcialmente, o processo de emancipação fica todo prejudicado.
“A maioria dos votos até agora não está reconhecendo a inconstitucionalidade, mas está suspendendo a eficácia da Resolução. O que está se configurando até agora é que como há uma probabilidade da resolução ser inconstitucional e isso somente será analisado no julgamento do mérito, o mais correto é sustar qualquer interpretação dos demais dispositivos que pudessem garantir a continuidade do processo”, declarou Paulo Velten.
fonte: fmnativa

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: MA - Suspenso julgamento de Resolução sobre criação de municípios
MA - Suspenso julgamento de Resolução sobre criação de municípios
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhL1tzxT7qK9miBbB4HxaY_6CQjLsSdMT15_V1tdH3u9m-sfMni7rXpVdfgFbAeIvT_DzDvuFmKD_1IfjwHIZ4_vAJSWqqmIVcOTWi7yitDPXLaV1wBF6WhVl69ElhQdK3z4JiT5iA8T9w/s320/tj-ma.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhL1tzxT7qK9miBbB4HxaY_6CQjLsSdMT15_V1tdH3u9m-sfMni7rXpVdfgFbAeIvT_DzDvuFmKD_1IfjwHIZ4_vAJSWqqmIVcOTWi7yitDPXLaV1wBF6WhVl69ElhQdK3z4JiT5iA8T9w/s72-c/tj-ma.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/ma-suspenso-julgamento-de-resolucao.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/ma-suspenso-julgamento-de-resolucao.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar