CCJ sabatina indicados para STJ e examina emendas à PEC das MPs

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) tem uma agenda cheia na próxima semana, com sabatinas de autoridades e votação de proposições. Na terça-feira (9), a partir das 14h, a comissão sabatina e realização votação secreta de duas indicações da Presidência da República para ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O desembargador do Rio de Janeiro Marco Aurélio Bellizze Oliveira está sendo indicado para substituir Luiz Fux, que tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Já o desembargador por Santa Catarina Marco Aurélio Gastaldi Buzzi poderá substituir o ministro Paulo Geraldo de Oliveira Medina, que está se aposentando.

Medidas Provisórias

Na quarta-feira (10), a partir das 10h, os integrantes da CCJ reúnem-se para analisar uma pauta com seis itens, entre os quais emendas de Plenário à proposta de emenda à Constituição (PEC 11/2011) que altera o procedimento de exame das medidas provisórias pelo Congresso Nacional.

A proposta, cujo primeiro signatário é o senador José Sarney (PMDB-AP), já foi aprovada na comissão, na forma de substitutivo do relator, senador Aécio Neves (PSDB-MG), no dia 5 de maio deste ano. Mas teve que retornar à CCJ para exame de emendas de Plenário.

A matéria começou a ser discutida na última reunião do colegiado, no dia 3, mas, por falta de acordo, foi concedida vista coletiva aos senadores.

Partidos Políticos

Também está na pauta da CCJ da próxima quarta-feira dois projetos de lei de 2011 (PLS 267 e PLS 29) que alteram a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/2005) para tornar permanentes os critérios que atualmente regulam o funcionamento das legendas e o acesso a programas gratuitos no rádio e na televisão. O relatório favorável do senador Vital do Rego (PMDB-PB) baseia-se em decisão do STF.

Uma das alterações estabelece que terá direito a funcionamento parlamentar na Câmara o partido que eleger, no mínimo, três deputados, de diferentes estados. Prevê ainda que a Mesa da Câmara decidirá sobre partidos com representação inferior a esse mínimo. A primeira proposta foi elaborada pela Comissão Especial de Reforma Política e a outra é de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

Financiamento de campanha

Os senadores também devem examinar relatório do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), pela rejeição, do projeto (PLS 268/2011) que estabelece o financiamento público exclusivo nas campanhas eleitorais. O texto já foi lido, mas a votação foi adiada para atender a pedido de vista coletivo.

O projeto foi apresentado pela Comissão de Reforma Política e prevê que, em anos de eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) receberá recursos equivalentes ao número de eleitores inscritos em 31 de dezembro do ano anterior, multiplicados por R$ 7,00, a serem aplicados pelos partidos políticos nas campanhas eleitorais.

DNA de condenados

Outra proposta (PLS 93/2011) que consta da pauta da CCJ da próxima semana é a que obriga a identificação de DNA dos condenados por crimes violentos, para que fique à disposição da Justiça brasileira, com o objetivo de agilizar na elucidação de casos.

Segundo o autor da proposta, senador Ciro Nogueira (PP-PI), já existe, no Brasil, uma rede de DNA com dados retirados de vestígios deixados nos locais onde foram cometidos os crimes, como sangue, sêmen, unhas, fios de cabelo ou pele, mas não há ainda material genético coletado dos próprios criminosos, para comparação com esses vestígios colhidos.

O relator da matéria, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), apresentou substitutivo ao projeto, determinando que a obrigatoriedade de identificação genética seja para "condenados por crime praticado, dolosamente, com violência de natureza grave", além de condenados por crimes hediondos, como já determina o projeto.

Da Agência Senado.

Fonte: DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: CCJ sabatina indicados para STJ e examina emendas à PEC das MPs
CCJ sabatina indicados para STJ e examina emendas à PEC das MPs
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/ccj-sabatina-indicados-para-stj-e.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/ccj-sabatina-indicados-para-stj-e.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar