Assembleias defendem mais autonomia para estados e municípios


A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu, nesta segunda-feira (22), uma reunião ordinária da diretoria da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A sessão foi comandada pelo deputado Artagão Júnior (PMDB), presidente em exercício da Assembleia. O principal tema discutido foi o Pacto Federativo, que é um acordo firmado entre a União e os estados federados a fim de estabelecer as funções, direitos e deveres de cada um.
Trinta parlamentares representando 17 estados participaram do encontro.
“É grande a satisfação de receber os parlamentares de todo o território nacional que representam a população brasileira”, disse Artagão.
O presidente da Unale, deputado acreano José Luíz Tchê, destacou a necessidade de dar mais autonomia aos estados e municípios. A entidade defende que o governo seja descentralizado, assim como a arrecadação tributária, cabendo à União a defesa nacional, emissão da moeda e política externa.
“Propomos uma autonomia dos estados e municípios para que eles possam administrar as riquezas por eles produzidas e atender as demandas locais de forma mais eficaz”, disse Tché. “As Assembleias e Câmaras de vereadores estão engessadas nos limites de competência legislativa. A maioria das decisões está no Congresso Nacional”, completou.
Na reunião foi discutida também a padronização do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O governo federal quer implantar uma alíquota única para todos os estados, mas a proposta não é consenso entre os estados. Os deputados defendem também que as Assembleia Legislativas decidam sobre a criação de novos municípios, e não o Congresso, como acontece atualmente.
Ao final do encontro, o presidente Artagão Júnior ressaltou que a Assembleia do Paraná, neste novo momento da gestão do presidente Rossoni, está de portas abertas para discussões como essas, que visam reforçar e dar mais liberdade para o trabalho dos parlamentares.
“Essa reunião refletiu todo o avanço da nossa entidade (Unale). É com o planejamento das ações e mobilização dos deputados que teremos condições de reforçar cada vez mais a atuação dos Legislativos estaduais”, disse Artagão.
Assessoria de Comunicação ALPR

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Assembleias defendem mais autonomia para estados e municípios
Assembleias defendem mais autonomia para estados e municípios
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/assembleias-defendem-mais-autonomia.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/assembleias-defendem-mais-autonomia.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar