AL distribuirá cartilhas sobre limites territoriais

200 mil livretos elaborados durante parceria da Assembleia com Ipece e o IBGE serão entregues no Estado 
Clique para Ampliar
Deep. Neto Nunes (PMDB) Coordenedor do projeto de divisas da AL

A Assembleia Legislativa disponibilizará, em 15 dias, cartilhas contendo informações sobre os limites territoriais entre os municípios do Ceará. A informação foi passada pelo deputado estadual Neto Nunes (PMDB). De acordo com o parlamentar, serão confeccionadas 200 mil cartilhas a serem distribuídas nos 184 municípios do Estado. 

A iniciativa é da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa, que, juntamente com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), estão fazendo um levantamento dos limites intermunicipais do Ceará. 

Conforme Neto Nunes, as cartilhas contêm informações sobre o que são limites intermunicipais, limites interestaduais, consolidação e interpretação de limites, processo de agregação de área, dentre outros. Tudo para esclarecer à população e autoridades políticas sobre o trabalho que está sendo realizado pela Assembleia, IBGE e Ipece.

As cartilhas, segundo o deputado estadual, serão distribuídas para a Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (Aprece), para a União dos Vereadores do Ceará (UVC) e para as Câmaras Municipais. Paralela a isso, destaca Neto Nunes, a Comissão de Triagem inicia uma séria de visitas aos municípios para discutir os limites.

Mapas
O primeiro encontro, informa o parlamentar, será realizado no dia 22 de agosto, em Limoeiro do Norte, onde 21 municípios irão receber mapas georreferenciados. Equipes do Ipece e IBGE estarão presentes para fazerem as devidas explicações.

Caso surjam reclamações sobre as definições dos novos limites, o deputado estadual Neto Nunes avisa que a intenção é chegar a um acordo.

Conforme o parlamentar, a Comissão de Triagem trabalha para que, até o final deste ano, os limites de 63 municípios já estejam definidos. "Até 2012 o Ceará será o segundo estado da federação a ter todos os seus limites georreferenciados", prometeu, lembrando que a orientação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), é entregar a cada município um atlas georreferenciado.

Neto Nunes argumenta que a indefinição de limites é um problema sério que necessita ser corrigido e a Assembleia não poderia ficar de fora desse trabalho. Depois que o atlas ficar pronto, destacou o deputado, todos os prefeitos do Ceará poderão assumir suas responsabilidades levando saúde, educação, dentre outros direitos básicos à população de várias áreas.

O deputado estadual Leonardo Pinheiro (PR) também considerou que as dúvidas sobre as fronteiras causam vários prejuízos a muitas comunidades. Ele disse conhecer diversos casos de regiões do Interior cearense que não recebem serviços básicos por não saberem a qual município pertencem.

Há também, salienta o parlamentar, distritos que são atendidos por um município, enquanto outra cidade é que recebe os recursos. "É um trabalho de grande relevância que era para ter sido realizado há muito tempo", atestou o deputado estadual Leonardo Pinheiro.
fonte: Diário do Nordeste

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: AL distribuirá cartilhas sobre limites territoriais
AL distribuirá cartilhas sobre limites territoriais
http://diariodonordeste.globo.com/imagem.asp?Imagem=532093
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/al-distribuira-cartilhas-sobre-limites.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/08/al-distribuira-cartilhas-sobre-limites.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar