Presidencialismo de coalizão favorece a corrupção, diz Carrion

O constitucionalista prega diálogo para evitar
Governos reféns de partidos fisiológicos.
O constitucionalista Eduardo Carrion é crítico ao modelo do presidencialismo de coalizão. Ele observa que, para garantir governabilidade, chefes de Executivo fazem alianças amplas, atraindo partidos através da troca de espaços políticos. Para o acadêmico, o sistema é uma das principais causas dos casos de corrupção do País. “Um presidencialismo de coalizão, que, muitas vezes, é um eufemismo para justificar ou legitimar alianças sem princípios, para não dizer espúrias. Eu me perguntaria: até que ponto o presidencialismo de coalizão não é um presidencialismo de corrupção? Aí, não se trata exatamente de uma herança de um governo anterior, mas de uma herança histórica”.
Carrion prega que os governos abram diálogo com a sociedade e a oposição para evitar que se tornem reféns de partidos fisiológicos. O acadêmico ainda analisa o primeiro semestre das gestões de Dilma Rousseff (PT) na presidência da República. “O governo Dilma não só herda alguns ministros do governo Lula, mas a estrutura, o sistema político, uma maneira de fazer política, de acomodação. O que leva aos problemas de hoje”.
Eduardo Kroeff Machado Carrion, 63 anos, é natural de Porto Alegre. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 1971, fez pós-graduação em Direito Constitucional na Universidade Paris I Pantheon-Sorbonne. Professor titular de Direito Constitucional da Ufrgs, dirigiu a faculdade no ano do centenário da instituição. Aposentado da universidade federal, hoje leciona na Fundação Escola Superior do Ministério Público. Paralelamente atua como pesquisador do CNPq na área de Direito Constitucional, consultor ad hoc de diversas agências de fomento à pesquisa e consultor jurídico. É autor de inúmeros artigos científicos e de uma dezena de livros, entre eles Apontamentos de Direito Constitucional (Livraria do Advogado, 1997).
Trechos da entrevista concedida ao Jornal do Comércio

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Presidencialismo de coalizão favorece a corrupção, diz Carrion
Presidencialismo de coalizão favorece a corrupção, diz Carrion
http://1.bp.blogspot.com/-xvrZvoe9VdY/Thsdfv-8T1I/AAAAAAAAAQ4/ybGWv61bjgE/s1600/eduardo+carrion.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-xvrZvoe9VdY/Thsdfv-8T1I/AAAAAAAAAQ4/ybGWv61bjgE/s72-c/eduardo+carrion.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/07/presidencialismo-de-coalizao-favorece.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/07/presidencialismo-de-coalizao-favorece.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar