Onde tem mais gente fora da Capital?

Região Metropolitana, Sobral e Juazeiro do Norte concentram os dez bairros 
mais populosos fora de Fortaleza

Av. Dom Almeida Lustosa - Distrito de Jurema/Caucaia - 129.267 hab.IBGE
É nos bairros de cidades da Região Metropolitana, de Sobral e de Juazeiro do Norte onde se concentra a população cearense que não mora em Fortaleza. A tendência de crescimento populacional em cidades médias nos últimos 20 anos, apontada pelos dados do Censo divulgados em abril, se repete quando se observam os números sob o ponto de vista dos bairros.
Com exceção da área de Fortaleza, dos dez bairros mais populosos do Estado, quatro ficam em Caucaia, três em Sobral, dois em Juazeiro do Norte e um em Maracanaú.
No topo da lista aparece o bairro Nova Metrópole, em Caucaia, onde 22.941 pessoas dividem espaços de moradia, três escolas municipais, duas unidades básicas de saúde, uma creche e três apertadas praças. É mais gente vivendo num só bairro do que o total da população de cidades como Assaré (22.445 pessoas) e Forquilha (21.789).
Caucaia contribui na lista dos mais populosos com outros dois bairros: Araturi (20.343 pessoas) e Parque Portira (20.231). A grande Jurema, que concentra 39,7% dos moradores de Caucaia, tem densidade populacional de 7.657,38 habitantes por km². É aperto de gente comparável a Fortaleza (7.786,52 habitantes por km²) e maior até do que a densidade populacional de São Paulo (7387,69 habitantes por km²).
No Nova Metrópole dos blocos de prédio com térreo e primeiro andar, o vendedor Evanildo de Oliveira, 51, comprou por financiamento há 23 anos a casa própria. “Estava no tempo de casar e tinha que arranjar onde morar”, relembra Evanildo. Hoje, já com netos, ele não pensa em trocar de residência. “O melhor é a amizade mesmo. Quando aparece qualquer confusão a gente se ajeita por aqui mesmo”.
Mas o contentamento dos moradores vai pouco além da cordialidade com os vizinhos. Em visita na manhã de ontem, O POVO ouviu reclamações de ruas esburacadas, poucos espaços de lazer, consumo de drogas na pista de skate e falta de médicos no posto de saúde. “É mais de 50 pessoas para uma doutora só. E não tem remédio”, desabafa Reginaldo Moura, 46, aguardando aposentadoria depois de um AVC.
Sem planejamento
O secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Caucaia, José Marques Neto, reconhece que os bairros da grande Jurema cresceram sem planejamento. “A população foi chegando e não tem como voltar atrás. Chegar com a infraestrutura depois fica mais complicado”, pontua.
De acordo com o secretário, o plano diretor do município é de 2001 e ainda está em processo de revisão. Apesar disso, o secretário vislumbra crescimento do município para outros lados. Para Neto, obras como refinaria e siderúrgica devem reorganizar a distribuição populacional em Caucaia. “Esperamos que o crescimento seja em direção ao Pecém. Devem ser consolidados distritos industriais nas BR-222 e 020 que devem atrair a população”, projeta.
A doutoranda em Geografia pela Uece, Glauciana Telles, lembra que o crescimento da Jurema coincide com a concentração da população pobre de Fortaleza na região Oeste. “Bairros como o Parque Guadalajara nasceram da retirada de moradores de áreas invadidas no bairro da Bela Vista”, conta. Segundo ela, esse processo de ocupação do distrito de Jurema começou no fim da década de 1980.
Ela cita que a maioria das habitações foram compradas via financiamento de até 20 anos por meio da extinta Companhia de Habitação do Ceará (Cohab). Mesmo com pouco espaço, empreendimentos do programa “Minha Casa Minha Vida” são construídos na entrada do Nova Metrópole.
A pesquisadora do processo de metropolização lembra que o mesmo fenômeno se deu em cidades como Maracanaú. “80% da população da Jurema trabalha em Fortaleza. Nessa regiões se concentra a massa trabalhadora da Região Metropolitana”, aponta. Para Glauciana, a ocupação se deu sob a lógica da “maximização dos espaços”. “Eram bairros só para pessoas voltarem depois do trabalho”, ressalta.
Bairros mais populosos
Bairros menos populosos
N.Metrópole (Caucaia) 22.941
Araturi (Caucaia) 20.343
Parque Potira (Caucaia) 20.231
M. Rondon (Caucaia) 19.803
Centro (Sobral) 19.662
Pajuçara (Maracanaú) 18.621
João Cabral (Juazeiro) 17.859
Cidade (Sobral) 16.917
Sumaré (Sobral) 16.060
Pirajá (Juazeiro) 14.800
Montividéu (Cedro) 4
Adalberto C. Farias (M. Velha) 4
Frei Damião(Jardim) 15
Alto do Tó (Jucás) 20
Serrinha (Várzea Alegre) 28
Sebastião César Rêgo (Tauá) 36
Caldeirão (Alcântaras) 40
Padre Cícero (Caririaçu) 42
Padre Mororó (Groaíras) 42
Alto do Bentivi (P. Carneiro) 44
 Thiago Mendes - thiagomendes@opovo.com.br

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Onde tem mais gente fora da Capital?
Onde tem mais gente fora da Capital?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEil6ZcQ36cO2a3mFqrARHZlRBopKc-CwwOVe8JApPicoebCNP_cvax_JGNxCjK_FT_J2Ed49RBbo0gJN-oTnPdvvQ9X5pl7mxydTF8DaT3R6KtVNPEV75N68r_gYn_EdYg8psftgASbi4A/s400/DSC01291.JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEil6ZcQ36cO2a3mFqrARHZlRBopKc-CwwOVe8JApPicoebCNP_cvax_JGNxCjK_FT_J2Ed49RBbo0gJN-oTnPdvvQ9X5pl7mxydTF8DaT3R6KtVNPEV75N68r_gYn_EdYg8psftgASbi4A/s72-c/DSC01291.JPG
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/07/onde-tem-mais-gente-fora-da-capital.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/07/onde-tem-mais-gente-fora-da-capital.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar