A lista fechada gera partidos melhores

Vamos deletar a malandragem, o banditismo e a esculhambação.
O sistema de lista fechada é o melhor. Tem espírito coletivo. A agremiação é um time político ou conjunto de homens e mulheres compromissados com princípios ideológicos e políticos. Tem estatuto e programa político discutido e aceito pelos integrantes da legenda. É um sistema não individualista e não personalista. O partido é maior e mais respeitado de que qualquer alto ou altíssimo membro da agremiação.

É o mais adotado no mundo moderno. Os países mais desenvolvidos, civilizados, adotam-no. São nações com indicadores sócio-econômicos de Primeiro Mundo, entre os quais o ex-Estados Unidos do Brasil quer se colocar e, por isso, temos quase duzentos milhões de almas, somos o 5° maior país do planeta em extensão territorial, estamos entre as 8 mais poderosas economia do globo, acreditamos em Jah antes, durante e depois, exatamente, somos fortes, bonitos, criativos, pobres e ricos por natureza.
Temos, entretanto, pouco patriotismo e quase nenhuma vergonha. Somos campeões em corrupção e lanterna na indignação.

Só o Brasil - o último a libertar escravos, ainda na idade média nessa questão - e a Finlândia, um sergipinho ecológico que se tornou República independente depois da Revolução Russa em 1917, com parlamento unicameral composto de 200 deputados, onde no verão o sol não se põe durante quase 10 semanas, "noites brancas", é que ainda mantém o caduco, arcaico, defasado, e desequilibrado sistema de lista aberta. Sistema manjado, produtor de partidos artificiais, cartoriais. Do tipo "a casa de Irene de noite e de dia tem gente que chega e tem gente que sai". Em outras palavras, uma agitada esculhambação.

São, na realidade, agências de comércio político dominadas por dirigentes mercantilistas. A finalidade é, quase sempre, ter um guarda-chuva para obtenção de mandatos eletivos – Executivo e Legislativo -, cargos públicos, dentre outras oportunidades que despontam nas esferas públicas e privadas.

O poder não cede. Quem está no poder geralmente quer ficar no poder. Principalmente quando falta a força popular da indignação e a omissão campeia. O Congresso brasileiro tem seu pequeno lado positivo, porém, real, radical e literalmente está fossilizado, apodrecido. É para ser sepultado ou cremado. E, depois, reciclado. Reerguido dentro do contexto renovador que vem ocorrendo em todos os setores da realidade da vida política, econômica, social e cultural.

A fidelidade partidária com base na lista fechada é muito mais respeitada do que no sistema de listagem aberta. Os políticos que irão compor o elenco de candidatos da legenda devem ser selecionados, tomando-se por fundamento a história individual, política, militância, trabalhos realizados de cada pretendente a mandato eletivo.

O que é fato internacionalmente comprovado é que o sistema de listagem fechada melhora e fortalece os partidos políticos. Por isso, esse sistema é o mais adotado nas democracias modernas do mundo civilizado. O partido é um conjunto matemático composto de elementos centrados nos pressupostos ideológicos e políticos. Tem o Norte. Tem um destino. Prima pela solidariedade entre seus membros. É uma equipe. É um clube de remadores. O que vale é a força coletiva organizada de cada grêmio político. Não contempla individualidade que queira ser maior do que o próprio partido. O partido como organização é maior do que os seus mais importantes integrantes.

O sistema de voto em lista aberta é o queridíssimo da maioria parlamentar conservadora. Ela sabe e conhece como a palma das mãos todos os truques para eleger seus representantes, de vereador a deputado federal.

Favorece muito amplamente todo tipo de corrupção. Inclusive, claro, a eleitoral.

Esse sistema falhou completamente. Exauriu-se. É um morto que não foi sepultado ou cremado. É um dos piores já imaginados, uma vez que falhou na missão ao afastar a massa eleitoral dos seus representantes.

É obscuro. A maior parte do eleitorado vota sem critérios. Estima-se que 70% dos brasileiros não se lembram em quem votaram para deputado federal na eleição de 2010. Mesmo assim, é o sistema ainda defendido por renomados articulistas políticos, estes, óbvio do claro, conectados aos políticos mais reacionários, conservadores e atrasados deste país.

Só a força da indignação coletiva, popular, como quer o jornalista espanhol Juan Arias, correspondente do jornal "El Pais" no Brasil, poderá mudar este quadro. O que o eleitorado esclarecido quer é uma reforma política, partidária e eleitoral profunda e isso só acontecerá com uma Assembleia Nacional Constituinte. Fora disso, é colocar remendo em roupa velha.

"A casa de Irene de noite e de dia tem gente que chega e tem gente que sai". Esta é a canção que contempla essencialmente o troca-troca partidário, fruto de uma legislação que permite doação mal-intencionada ou doação oculta, uma severa malandragem que bem evidencia o comportamento marginal da maioria dos partidos e de seus dirigentes.
Wellington da Fonseca Ribeiro



* Wellington da Fonseca Ribeiro (OAB-BA 5588) é jornalista e professor. Serventuário da Justiça da Capital concursado sub-judice no STF. Campoalegrense / Remansense – BA.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: A lista fechada gera partidos melhores
A lista fechada gera partidos melhores
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDQ2hWj8AOEWvAkAIjwHdRyGYxoBGtPRy-inTr-Dzz64ZHDp81kThGuHJkisyPxb4sdPS0rs9uSSHCCVfA76stv5KZIqDFVi116rSzp8ieqjUoe-3RIYqbMQEwupCTO1lIvMDh2ycuPng/s200/we%25C3%25A7ington.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDQ2hWj8AOEWvAkAIjwHdRyGYxoBGtPRy-inTr-Dzz64ZHDp81kThGuHJkisyPxb4sdPS0rs9uSSHCCVfA76stv5KZIqDFVi116rSzp8ieqjUoe-3RIYqbMQEwupCTO1lIvMDh2ycuPng/s72-c/we%25C3%25A7ington.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/07/lista-fechada-gera-partidos-melhores.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/07/lista-fechada-gera-partidos-melhores.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar