A gastança dos partidos políticos sem prestação de contas


Apesar da “Lei da Transparência” (Lei nº 131/2009), os partidos políticos não são obrigados a divulgar seus gastos.
A lei que instituiu o Fundo Partidário (Lei nº 9.096/1995) permite que o dinheiro destinado aos partidos seja aplicado na manutenção das sedes, pagamento de pessoal, serviços do partido, entre outras necessidades da legenda.
O coordenador nacional da Frente Parlamentar Contra a Corrupção (FPCC), deputado federal Francisco Praciano (PT-AM), defendeu ontem mais transparência no uso das verbas do Fundo de Assistência aos Partidos Políticos, o Fundo Partidário.
“A Constituição do País exige transparência daqueles que fazem uso dos recursos públicos”, lembrou o parlamentar. Os 27 partidos registrados no Tribunal superior Eleitoral (TSE) possuem páginas eletrônicas, mas nenhum deles apresenta informação sobre os recursos recebidos via Fundo Partidário e de que forma são utilizados.
Defensor da manutenção do Fundo Partidário, Praciano disse que o mecanismo precisa ser usado de forma transparente, com prestação clara do destino do dinheiro recebido pelos partidos. Para o deputado, a extinção do fundo, uma das propostas em discussão no Congresso Nacional, poderia trazer consequências perigosas: “se isso acontecesse, nada impediria que determinado prefeito, governador, presidente da República ou até mesmo algum empresário rico financiasse, às escondidas, um partido político, o que comprometeria a democracia”, disse o parlamentar.
O coordenador da Frente Parlamentar de Combate a Corrupção disse que, pessoalmente, apóia a melhoria da legislação sobre a transparência dos gastos públicos e as propostas relacionadas às prestações de contas dos partidos, como propõe o deputado Rubens Bueno (PPS/PR), que tramita na Câmara, e a do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que prevêem a obrigatoriedade da divulgação mensal das contas partidárias, de forma detalhada na Internet. Praciano ressalta que a Frente Parlamentar não tem posição definida sobre manutenção ou não do Fundo Partidário.
Apesar da “Lei da Transparência” (Lei nº 131/2009), os partidos políticos não são obrigados a divulgar seus gastos. A lei obriga a divulgação de informações detalhadas e atualizadas para os cidadãos, sobre a execução dos orçamentos de órgãos dos poderes executivo, judiciário e legislativo, Estados, Municípios e Distrito Federal e a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 21.841/2004 disciplina a prestação de contas dos partidos políticos e a tomada especial de contas.
O TSE fiscaliza os gastos dos partidos e cabe as siglas encaminhar anualmente a prestação de contas ao TSE e aos tribunais regionais eleitorais (TREs). No final de 2010, a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou um acréscimo de R$ 100 milhões.
Do total de recursos arrecadados, 42% devem ser divididos igualitariamente entre os 27 partidos; 29% ficam divididos proporcionalmente entre os partidos que elegeram deputados federais, de acordo com o tamanho de suas bancadas; outros 29% vão para as legendas que conseguiram obter 1% ou mais dos votos válidos das duas últimas eleições e que tenham conseguido eleger representantes em, no mínimo, cinco Estados brasileiros.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: A gastança dos partidos políticos sem prestação de contas
A gastança dos partidos políticos sem prestação de contas
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/07/gastanca-dos-partidos-politicos-sem.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/07/gastanca-dos-partidos-politicos-sem.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar