Devido a pedido da OAB Tribunal de justiça adia julgamento dos novos municípios


O presidente da OAB-MA, Mário Macieira, acompanhou o julgamento e disse que está satisfeito com o resultado parcial, confiante que a ADIN será aprovada. “O pedido de vista é natural. É do cotidiano do judiciário. Este julgamento envolve questão de alta relevância para a sociedade e a magistrada se sentiu em dúvida, é normal que peça vista.

Mário Macieira, presidente da OAB-MA
O julgamento mais aguardado da sessão de ontem do Tribunal de Justiça do Maranhão da Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pela seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) contra a Resolução n.º 618/2011 da Assembleia Legislativa, que trata da regulamentação para que se criem novos municípios não foi conclusivo. A desembargadora Cleonice Freire pediu vista do processo e a novela terá pelo menos mais um capítulo.
A ação da OAB, que questiona a legitimidade da Assembleia para a abertura de processo de emancipações, teve como relator o desembargador José Bernardo Rodrigues, que deu parecer favorável à OAB. Mas fez questão de enfatizar que via na Resolução da AL, o ponto fundamental no parágrafo único do artigo 1°. O artigo diz que a Mesa Diretora da Assembleia disporá Ata definindo o período para o recebimento de requerimentos de novos municípios. Segundo Bernardo, “Um ato da Mesa diretora do parlamento estadual pode deflagrar a criação de novos municípios, não seria nem um projeto de Lei.
Isto seria uma afronta ao artigo 10 da Constituição Estadual”. O relator disse que era sensível a causa da Assembleia, visto que os deputados são pressionados nas bases eleitorais pela criação de municípios, mas que não pode ir contra a Constituição do estado e a federal.
A sustentação oral do advogado Rodrigo Lago. “A intenção da Assembleia é louvável, mas fere a Constituição. Não somos contrários a criação de novos municípios, mas a forma como está sendo feita. Já são 126 pedidos de novos municípios. Para isto, haverá plebiscito em todas as áreas afetadas (município que perderá os habitantes e povoado que deseja se emancipar). Todo este custo para o estado acabará sendo barrado no STF (Supremo Tribunal Federal) por ser inconstitucional”, argumentou.
O advogado falou ainda que é responsabilidade do Congresso Nacional regulamentar o assunto, mas a discussão está estancada desde 1996. Ainda segundo Lago, vários municípios acabaram sendo criados de forma irregular e o Congresso acabou perdoando, por meio de uma Emenda, a inconstitucionalidade dos municípios criados até 2006. “A Assembleia Legislativa pode estar acreditando que podem ser criados novamente muitos municípios e depois a inconstitucionalidade ser perdoada”.
A Assembleia foi representada pelo procurador da Casa, Djalma Brito. Ele afirmou que a Assembleia não estava pretendendo realizar a criação de municípios, mas estabelecer regras e prazos. “Aqui não se trata de matéria primária. Se a Constituição estabelece que todo poder emana do povo e de seus representantes, estes estão cumprindo seu papel. A Assembleia foi provocada por vários eleitores de localidades que queriam um desenvolvimento maior por meio da emancipação. A AL está apenas estabelecendo regras para a criação de municípios, para que sejam efetivadas assim que for possível criá-los. Não está sendo colocado que seja feito plebiscito de imediato”, argumentou.
fonte: O Imparcial

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Devido a pedido da OAB Tribunal de justiça adia julgamento dos novos municípios
Devido a pedido da OAB Tribunal de justiça adia julgamento dos novos municípios
http://4.bp.blogspot.com/-EpwAkFxxEBs/TjG7IaCWtBI/AAAAAAAAAS4/Qw7NyMBL66c/s320/oab.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-EpwAkFxxEBs/TjG7IaCWtBI/AAAAAAAAAS4/Qw7NyMBL66c/s72-c/oab.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/07/devido-pedido-da-oab-tribunal-de.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/07/devido-pedido-da-oab-tribunal-de.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar