21 distritos do Norte de Minas buscam a emancipação

A região quer atingir um total de 107 municípios. A iniciativa divide opiniões de moradores e instituições

Girleno Alencar
Nova Esperança
Nova Esperança quer obter a sua emancipação político-administrativa

O Norte de Minas quer criar novos municípios com a emancipação de 21 distritos. Com isto, a região passaria dos atuais 86 para 107 municípios. Em 1992, a região, que tinha 42 municípios, passou para 50, e, em 1995, para 86. O economista Marcos Fábio Martins Oliveira, na época secretário-executivo da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, entende que as emancipações ajudaram o desenvolvimento do Norte de Minas e por isto, é favorável à proposta.

Marcos Fábio pretende mobilizar as entidades municipalistas, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e a Associação dos Municípios da Bacia do São Francisco (AMMESF) para abrir a discussão sobre o tema.

Na opinião de Marcos Fábio, as emancipações foram produtivas, pois geraram progresso e permitiram a melhoria de vida de pessoas que moravam em distritos sem perspectivas. “No aspecto macroeconômico, as emancipações são péssimas, pois você divide o bolo em mais fatias.

Porém, no aspecto político, aproxima mais os benefícios da população, com melhoria da qualidade de saúde, educação etc. O Norte de Minas ainda tem municípios de grande dimensão. Januária, por exemplo, é maior do que o Estado do Sergipe. Isto é um absurdo”, salienta o economista.

A comunidade de Brejo do Amparo, que fica a seis quilômetros da cidade de Januária, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de realizar um plebiscito para decidir sobre a sua emancipação. Em 1995, foram emancipados Bonito de Minas e Cônego Marinho, enquanto a emancipação de São Joaquim foi rejeitada. Imediatamente as lideranças de Brejo do Amparo conseguiram na Assembleia Legislativa e no TRE-MG a autorização para realizar o plebiscito, o que, no entanto, não ocorreu.

O presidente da comissão de emancipação, Adelmo Batista Magalhães, que foi vice-prefeito de Januária por três mandatos, explica que o local é berço de Januária, pois foi ali, antes denominado Brejo Salgado, que surgiu o município. Também ali existe a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, considerada a capela mais antiga de Minas Gerais, construída em 1688. O município de Brejo do Amparo teria em média 6 mil habitantes, sendo formado pelas comunidades rurais de Samambaia, Barreiro, Lapão e Boa Vista.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: 21 distritos do Norte de Minas buscam a emancipação
21 distritos do Norte de Minas buscam a emancipação
http://www.hojeemdia.com.br/polopoly_fs/nova-esperanca-1.318164%21/image/2504943200.jpg_gen/derivatives/landscape_550/2504943200.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/07/21-distritos-do-norte-de-minas-buscam.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/07/21-distritos-do-norte-de-minas-buscam.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar