Propostas para transformar povoados em municípios chegam a 36

Propostas para transformar povoados em municípios chegam a 36

Os pedidos para criação de novos municípios sob as bênçãos de deputados estaduais estão pipocando na Assembleia Legislativa. Até agora, 36 propostas podem emancipar o mesmo número de povoados. Mesmo com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão (OAB-MA), pondo no meio do caminho a pedra da inconstitucionalidade na resolução editada pela Assembleia Legislativa, que definiu critérios para a criação de novos municípios, 17 dos 42 deputados aparecem como autores de pedidos de emancipação municipal.
A lista de parlamentares que desejam dar estrutura própria a povoados é lidera pelo deputado Neto Evangelista (PSDB) e Zé Carlos (PT). Ambos são autores de seis pedidos de emancipação. Depois deles, aparece o deputado André Fufuca (PSDB), autor de cinco pedidos, Arnaldo Melo (PMDB) e Rigo Teles (PV), cada um com quatro, e Francisca Primo (PT) e Manoel Ribeiro (PTB), com três cada. No ranking partidário dos líderes de apadrinhamentos (veja tabela ao lado) dos potenciais novos municípios estão em empate o PSDB e o PT, que até agora computam, respectivamente, 11 e nove pedidos com as cores de matizes política tucana e petista.
Na relação de propostas de emancipação há oito assinadas ao mesmo tempo por mais de um deputado. Os povoados localizados em Santa Luzia, Sucupira do Norte, São Francisco do Maranhão, Barreirinhas e Itapecuru-Mirim, são os que rendem assinaturas de dois até quatro deputados sensíveis ao tema.
Mais votados
Evangelista e Zé Carlos dividem a autoria da proposta de desmembramento do povoado de Palmares do Maranhão, em Itapecuru-Mirim. Dados da Justiça eleitoral indicam que nas últimas eleições os dois parlamentares foram, respectivamente, o 2º e 3º mais bem votados no município. Ficaram atrás de César Pires (DEM). O tucano computou na localidade 1.929 votos e oi petista 1.207, cada um representando, respectivamente, 7,13% e 4,46% do percentual de votos válidos.
Os deputados Neto Evangelista e Zé Carlos foram procurados por O Imparcial. A assessoria do deputado petista informou que ele está em viagem e por isso descartou a possibilidade de contato. A reportagem ligou para Neto Evangelista, mas não conseguiu falar.
30 dias para pleitear
A AL abriu prazo de 30 dias para povoados maranhenses pleitearem emancipação e tornarem-se novos municípios. Data do dia 9 de maio a primeira proposta encaminhada ao Legislativo Estadual. O próximo passo é a avaliação técnica, com os relatórios de estudos de viabilidade municipal. Além disso, a Justiça eleitoral deverá ser acionada para providenciar os plebiscitos, necessários a partir da redação da emenda constitucional de 1996.

*Fonte:http://www.oimparcial.com.br/

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
Loading...
Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Propostas para transformar povoados em municípios chegam a 36
Propostas para transformar povoados em municípios chegam a 36
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/06/propostas-para-transformar-povoados-em.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/06/propostas-para-transformar-povoados-em.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar