Oziel (PDT-BA) defende a criação de novos municípios

O deputado federal Oziel Oliveira (PDT-BA), participou nessa quarta-feira (15/06), no auditório Freitas Nobre, anexo IV da Câmara dos Deputados, do Movimento Emancipa Brasil. O objetivo do movimento é regulamentar o parágrafo 4, do artigo 18, da Constituição Federal, que devolve aos estados a autonomia na decisão de criação de novos municípios.
Oziel disse que já existe entendimento no Supremo Tribunal Federal sobre a matéria. “Eu, juntamente com deputados de vários estados brasileiros, faço parte da Frente Parlamentar pela Criação de Novos Municípios e queremos a regulamentação da Emenda Constitucional 15/96 que devolve aos estados o direito de legislar sobre sua subdivisão geopolítica”, disse.
Convidado para falar da sua experiência a frente da emancipação do município de Luis Eduardo Magalhães, na região oeste da Bahia, do qual foi prefeito por dois mandatos consecutivos, Oziel foi aplaudido pelos representantes de associações e comitês pro - emancipação de vários estados brasileiros. O deputado falou do progresso alcançado pelo antigo distrito que em apenas 11 anos de emancipação pulou de 10 mil para 60 mil habitantes e conseguiu nesse período atrair mais de 70 empresas para o seu parque industrial, gerando emprego e renda para a população.
Oziel defendeu a necessidade da emancipação dos municípios e justificou citando como exemplo o caso do distrito de Rosário, que pertence ao município de Correntina. “Rosário está a 210 km da sede do município, possui um comércio forte, uma população em torno de 8 mil habitantes, que recorrem a Brasília para ter assistência médica”, disse.
  Outro exemplo citado pelo deputado foi o distrito de Roda Velha, que está a cerca de 150 km de São Desidério, que possui bancos, comercio estabelecido, mas a população sofre com a falta de infraestrutura básica pela distância da sede.
O deputado federal Oziel lembrou que países como Estados Unidos e França que experimentaram a descentralização e o desmembramento de territórios alcançaram um grande desenvolvimento regional. “Os Estados Unidos possuem 50 estados que se subdividem em 3.142 condados (subdivisões administrativas) e 18.218 municípios. A França possui 26 regiões administrativas e mais de 36 mil municípios”, disse.
O parlamentar argumentou que defende a criação de novos municípios e também o Estado do São Francisco por acreditar que “a descentralização administrativa é o instrumento perfeito para se alcançar o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população que fica abandonada pelo poder público, que fica distante das necessidades reais do povo”, completou.
A Frente Parlamentar que defende a criação de novos municípios já conta com o apoio de mais de 200 parlamentares na Câmara Federal.
Fonte: Pag/WEB - Dep.

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Oziel (PDT-BA) defende a criação de novos municípios
Oziel (PDT-BA) defende a criação de novos municípios
http://www.pdt.org.br/uploads/noticias/.thumbs/ozielol_793623.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/06/oziel-pdt-ba-defende-criacao-de-novos.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/06/oziel-pdt-ba-defende-criacao-de-novos.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar