Criada associação em MT para ajudar distritos serem municípios

Em primeiro plano: Dep. José Riva














A  Associação Mato-Grossense das Áreas Emancipandas e Anexandas (Amaea) foi criada, esta tarde, durante reunião com representantes de 20 distritos - 4 deles no Nortão- que reúnem condições de serem emancipados passando a condição de municípios. A partir de agora a entidade, legalmente constituída, vai ingressar com um mandado de injunção junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o Congresso Nacional a regulamentar a emenda constitucional n. 15 de 1996, que retirou a autonomia dos Estados de criarem novos municípios.
A iniciativa partiu do deputado municipalista José Riva, atual presidente da Assembleia Legislativa. Segundo ele, não há vontade política por parte do Congresso Nacional de votar a matéria e a saída é por meio judicial. "Existe uma conspiração contra criação de municípios, principalmente por parte da bancada de Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, que são muito maiores que das bancadas dos estados em expansão, como é o nosso caso. Estes estados que já criaram o que puderam de municípios e hoje temem perder divisas na repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)", denunciou.
Conforme o deputado é errôneo dizer que emancipar é dividir pobreza. "É um pensamento medíocre de quem não conhece a realidade, pois emancipar é aproximar o cidadão do Poder Público, de poder oferecer a eles os serviços essenciais. "É o caso do distrito de Ponta do Aterro, que está localizado a 270 quilômetros da sua sede, o município de Vila Bela da Santíssima Trindade".
O presidente, inclusive, esteve reunido na semana passada com presidente do Senado, José Sarney, onde entregou um documento pedido uma resolução do impasse, pois hoje nem o próprio CN pode criar municípios. "O Congresso vive um estado de paralisia com relação não só a este assunto, como também a respeito da reforma tributária, política, do novo Código Florestal. Chegamos ao absurdo do STF determina que em 18 meses a EC 15 fosse regulamentada e nada. Não criar municípios é privar o cidadão de estar próxima do poder público".
Conforme o Estatuto da Amaea o objetivo é "solucionar problemas comuns às áreas emancipandas e anexandas, tendo por fim integrar e associar os distritos e comunidades interessadas, valorizando o municipalismo e promovendo a união em defesa dos seus direitos, prerrogativas e interesses legítimos".
A entidade será estruturada com Assembleia Geral, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. A diretoria será composta por presidente, vice-presidente, primeiro-secretário, segundo secretário, primeiro Tesoureiro, Segundo Tesoureiro e Conselho Fiscal, composto por três titulares e três suplentes. Haverá eleições para escolher a Diretoria Executiva da instituição. Escolhido por aclamação, Nelson Salim Abdala.
Após a edição da emenda, Mato Grosso ainda conseguiu criar 16 novos municípios, sendo que apenas um retornou a ser distrito que foi Boa Esperança do Norte. Atualmente, no estado existem 56 processos com pedidos de emancipação de distritos, sendo que 20 deles reúnem condições plenas para serem emancipados. São eles: Salto da Alegria, de Paranatinga; Capão Verde, de Alto Paraguai; Nova Fronteira, de Tabaporã; Nova Floresta, de Porto Alegre do Norte; Guariba, de Colniza; Nova União, de Cotriguaçu; Santa Clara do Monte Cristo, de Vila Bela; Rio Xingu, de Querência; União do Norte, de Peixoto de Azevedo; Espigão do Leste, São Félix do Araguaia; Novo Paraíso, de Ribeirão Cascalheira; Paranorte, de Juara; Boa Esperança do Norte, de Nova Ubitaran/Sorriso; Cardoso do Oeste, de Porto Esperidião; Santo Antônio da Fontoura, de São José do Xingu; Ouro Branco do Sul, de Itiquira; Conselvam, de Aripuanã; Japuranã, de Nova Bandeirantes; Veranopolis, de Confresa; e Brianorte, de Nova Maringá.
Fonte:Só Notícia - Sandra Costa (foto: assessoria)

COMENTÁRIOS

Nome

Artigo Artigos Atualidade Ciências Comportamento Contas Publicas Corrupção Cotidiano Curiosidades Economia Eleições Emancipação Emancipações empresários Entrevista Esporte Futebol Americano Justiça Lava-Jato Municípios Policia Politica Política Politica Internacional Politica Local Previdencia Reforma Politica Reforma Política Saúde Seca Segurança Tragedia Turismo Universo
false
ltr
item
Blog do Farias: Criada associação em MT para ajudar distritos serem municípios
Criada associação em MT para ajudar distritos serem municípios
http://4.bp.blogspot.com/-In_ns8yefQk/TflC_TqKoTI/AAAAAAAAAFw/VKYzMLqxGP0/s400/G11857.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-In_ns8yefQk/TflC_TqKoTI/AAAAAAAAAFw/VKYzMLqxGP0/s72-c/G11857.jpg
Blog do Farias
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/06/criada-associacao-em-mt-para-ajudar.html
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/
http://emancipaceara.blogspot.com/2011/06/criada-associacao-em-mt-para-ajudar.html
true
4216968732743182172
UTF-8
Nenhum post encontrado VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Excluir Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado pra você ETIQUETAS ARQUIVO SEARCH TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Código Completo Selecionar Código Completo Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar